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Embraer testará rotas do ‘carro voador’ no Rio de Janeiro em novembro

Eve Air Mobility, empresa de mobilidade aérea urbana, fará trajetos de helicóptero ligando a Barra da Tijuca ao Aeroporto Rio Galeão

Conceito de carro voador da Embraer sobrevoando cidade do Rio de Janeiro

Experiência se dará ao longo de um mês, com seis voos diários, e terá custo de R$ 99,90 por trecho | Foto: Divulgação/Eve Air Mobility

A Eve Air Mobility, empresa de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) da Embraer (EMBR3), inicia em 8 de novembro testes com possíveis rotas para operar o futuro ‘carro voador’.

O simulado de UAM vai conectar a Barra da Tijuca com o Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Rio Galeão.

A experiência, que se dará ao longo de um mês, com seis voos diários, será realizada com helicópteros convencionais, mas terá um custo mais baixo do que esses serviços costumam cobrar. O valor por trecho será de R$ 99,90.

A simulação considera valores próximos ao que se espera no futuro para uma operação com uma aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical (eVTOL), o “carro voador”, que ainda está em desenvolvimento pela Eve.

A comercialização das passagens teve início nesta terça-feira, 26, e é realizada pela Flapper, plataforma independente para voos sob demanda, conforme comunicado da Embraer ao mercado.

Para comprar o serviço é preciso acessar este site ou fazer download do aplicativo da Flapper.

Conceito de carro voador da Embraer sobrevoando cidade e parque
Aeronave da Eve, prevista para chegar ao mercado em 2026, será elétrica, com baixo ruído e zero emissões de carbono | Foto: Divulgação/Eve Air Mobility

A operação da aeronave na rota será feita pela Helisul Aviação, um dos maiores operadores de helicóptero da América Latina. A Universal Aviation conduzirá o operacional de solo.

A concessionária Rio Galeão e o Centro Empresarial Mario Henrique Simonsen completam a parceria como os pontos de origem e destino e estudos associados à experiência.

Abra sua conta

"A abordagem de desenvolvimento da Eve centrada no ser humano busca esse tipo de validação prática de conceitos e hipóteses que nos ajudarão a entender e endereçar os principais desafios associados à oferta do serviço", disse André Stein, CEO da Eve.

"A simulação no Rio de Janeiro, uma das cidades com mais congestionamento no Brasil e no mundo, nos ajudará a levantar as reais necessidades dos usuários, parceiros e comunidade que irão se beneficiar das nossas soluções de mobilidade."

Custo-benefício do carro voador

A indústria de UAM pretende democratizar o acesso do público ao novo modal de transporte aéreo, com preços mais acessíveis.

A aeronave da Eve, prevista para chegar ao mercado em 2026, será elétrica, com baixo ruído e zero emissões de carbono.

O simulado da empresa da Embraer com o carro voador é parte de um conceito de operação iniciado em agosto deste ano, para integrar a mobilidade aérea urbana ao espaço aéreo brasileiro, tendo início pela cidade do Rio.

Colaboram com a iniciativa inovadora mais de 50 especialistas de 12 instituições.

A simulação, que será acompanhada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), tem apoio da Skyports, EDP, Beacon e Atech. (AE)

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