close

Índia inicia exportação de vacinas, mas exclui o Brasil

Governo brasileiro aguarda a entrega de vacinas da Oxford/AstraZeneca, mas lista de exportações da Índia exclui o país

Vacinação em Marília, SP

Vacinação no Hospital das Clínicas de Marília, interior de São Paulo: primeiro lote mal dá para os profissionais de saúde / Foto: AE

O governo da Índia vai exportar a partir desta quarta-feira, 20, matéria-prima para a produção de vacinas contra a covid-19 para seis países, mas o Brasil não está na lista.

A Índia informou que aguarda confirmação de autorizações regulatórias locais para enviar material a outros três países.

O governo brasileiro aguarda 2 milhões de doses de vacinas da Universidade de Oxford e da empresa AstraZeneca, adquiridas pela Fiocruz. As vacinas são produzidas na Índia.

Na semana passada, um avião chegou a ser enviado para buscar o material, mas parou em Recife antes de cruzar o Atlântico, diante da falta de confirmação por parte do governo indiano que as vacinas seriam enviadas.

Líder mundial em vacinas

Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores da Índia diz que está fornecendo o material para Butão, Maldivas, Bangladesh, Nepal, Mianmar e o arquipélago de Seicheles. Os países onde os trâmites legais ainda estão em andamento são Sri Lanka, Afeganistão e as Ilhas Maurício.

O texto informa ainda que, “em um esforço contínuo, a Índia continuará fornecendo vacinas a países em todo o mundo.

Isso será calibrado em relação aos requisitos domésticos, à demanda e a obrigações internacionais”, incluindo o material para a aliança global de vacinas, coordenada pela Organização Mundial de Vacinas, novamente sem nenhuma referência direta ao Brasil.

A Índia é um dos países mais populosos do mundo, com mais de 1 bilhão de habitantes e também o maior fabricante mundial de vacinas.

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, foi ao Twitter comentar o envio dos imunizantes, dizendo que a índia está “profundamente honrada” por ser parceira de longa data com os demais países do mundo na produção de imunizantes. (AE)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra