Coronavac tem eficácia global de 50,38%
Instituto Butantan considerou que a vacina é comprovadamente segura e capaz de conter de forma eficaz o avanço da covid-19
12/01/2021O governo de São Paulo anunciou que a vacina Coronavac tem eficácia global de 50,38% nos testes feitos no Brasil.
No dia 7 de janeiro, o Instituto Butantan anunciou 78% de eficácia nos casos sintomáticos, que precisam de atendimento médico ou hospitalização, mas não revelou índice total, ou seja, para todos casos, graves ou não.
Apesar do índice menor no resultado da eficácia global, o Butantan afirma que o resultado é positivo, e que a vacina é capaz de controlar a pandemia. Além disso, o imunizante é 100% eficaz para evitar mortes pela covid-19.
O resultado foi obtido após a terceira fase de testes com mais de 13 mil voluntários. Segundo o instituto, a eficácia para diminuir a doença foi demonstrada em “situação de alta explosão de casos”.
Para os casos que precisam de atendimento médico-hospitalar a eficácia é de 77,96%, resultado considerado “robusto” pelo Butantan.
Outra conclusão dos testes é a de que o efeito da vacina é mais eficaz para casos de mais gravidade da doença.
O uso da vacina pode evitar, segundo o Butantan, que os casos de covid-19 precisem de assistência ambulatorial ou hospitalar, o que ajudaria a reduzir as mortes e a pressão sobre o sistema de saúde.
A vacina foi desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.
O imunizante tem perfil de segurança e baixo índice de reações adversas, segundo o Instituto.
O Butantan solicitou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a autorização para uso emergencial do imunizante. O índice de 50,4% não deve impedir a aprovação do imunizante pela agência reguladora, que exige eficácia mínima de 50%.
A vacina Coronavac já teve o uso emergencial aprovado pela Indonésia, no dia 11 de janeiro.
A eficácia da vacina na Indonésia foi de 65,3%, segundo os resultados preliminares da última fase de testes. Na Turquia, a Coronavac obteve 91,25% de eficácia.