close

Djokovic admite erro no formulário de entrada na Austrália

Após conseguir autorização para entrar no país sem comprovar vacinação, tenista admite não ter declarado viagens antes da chegada

Novak Djokovic

O tenista sérvio Novak Djokovic culpa seu empresário pela omissão de informações sobre viagens em formulário de imigração | Foto: Reprodução

O tenista Novak Djokovic postou em suas redes sociais que errou no preenchimento do formulário de entrada na Austrália. Ele culpa seu empresário pelo “equívoco” e também admite que omitiu o resultado positivo para a covid quando deu entrevista ao jornal francês L’Équipe, em dezembro.

O esportista, que sempre se opôs às medidas de proteção cotra a covid, diz que a omissão de viagens realizadas 14 dias antes da entrada na Austrália não foi intencional. “Estamos vivendo tempos desafiadores e, em uma pandemia global, erros podem acontecer”, justificou o atleta.

A omissão de informações sobre viagens para entrar na Austrália fere as leis do país e pode levar a até um ano de prisão. O número 1 do tênis mundial precisou se pronunciar após a revelação dos erros no formulário pelo jornal Daily Telegraph, na terça-feira, 11.

A imprensa australiana afirma que o pronunciamento foi orientado por advogados do atleta, para evitar a sua deportação.

No formulário, Djokovic omite viagem a Belgrado com escala em Dubai

Conforme a reportagem, o atleta deu uma informação falsa ao ser questionado se viajou para outro país nos 14 dias antecedentes à sua chegada em solo australiano. Sendo assim, Djokovic teria assinalado “não” no documento.

Porém, segundo a publicação, Novak Djokovic teria partido para a Austrália em um voo que saiu da Espanha, em 4 de janeiro.

Nesse caso, para estar dentro das regras australianas, que vetam a entrada de viajantes que tenham estado em outros territórios duas semanas antes, o tenista teria que estar em solo espanhol desde 22 de dezembro.

No entanto, postagens nas redes sociais indicam que durante o Natal ele estava em Belgrado, capital da Sérvia.

A estrela do tênis partiu da Espanha para a Austrália em um voo em 4 de janeiro, com escala em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Novela negacionista começou em dezembro

Defensor da não obrigatoriedade da vacinação contra a covid, o tenista foi à Austrália para disputar o Australian Open, primeiro Grand Slam de 2022.

Sua participação não estava confirmada porque o torneio exige a comprovação da vacina. O Australian Open, porém, abriu precedente para o tenista, favorito na disputa.

Ao tentar entrar na Austrália, porém, não apresentoucomprovante de imunização e por isso foi barrado. A vacina é um pré-requisito para entrar no país.

Na segunda-feira, 11, um juiz federal concedeu a Djokovic o direito de entrar na Austrália e participar do Grand Slam.  O Australian Open teve início no dia 9.

O atleta permanece nesta quarta-feira no complexo de tênis de Melbourne, cidade onde acontecerá a competição, depois de passar o final de semana detido na imigração.

Sobre a entrevista que deu ao jornal francês sem dizer que estava contaminado, o esportista disse que “não quis desapontar o jornalista” para quem concedeu a entrevista e sessão de fotos sem a máscara de proteção. (Com agências)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra