close

Brasil está entre os cinco países mais otimistas do mundo

Índice de confiança do consumidor caiu 0,4 ponto porcentual, segundo pesquisa do Ipsos, mas o Brasil continua entre os mais otimistas do mundo

consumidora sorridente

Confiança do consumidor no Brasil ó perde para India, Indonésia, Tailândia e Singapura, segundo pesquisa Ipsos | Foto: Getty Images

O Brasil entre as cinco nações mais otimistas da pesquisa, ficando atrás da Índia (66,5), Indonésia (65,1), Tailândia (58,8) e Singapura (57,7), segundo pesquisa do Ipsos sobre a confiança do consumidor.

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) fechou em janeiro com 56,1 pontos em comparação a dezembro de 2023. A queda foi de 0,4 ponto. Foi a terceira baixa consecutiva, segundo dados monitorados pela Ipsos em 29 países. Já em relação ao mês de janeiro de 2023, o indicador subiu 0,9 ponto.

Saiba mais:

Marcos Calliari, CEO da Ipsos, explica que o fim de ano não foi inspirador para o consumidor brasileiro. “Depois de registrar a segunda pior Black Friday em vendas da história, o comércio contabilizou um desempenho ruim em termos percentuais de vendas no Natal, algo que não acontecia desde 2020. Para se ter uma ideia, os dados do Serasa Experian apontaram que as vendas do varejo físico recuaram -1,4 p.p. em comparação ao mesmo período do ano passado”, comenta Calliari.

Em julho de 2023, o indicador chegou a bater 60,1 pontos, o maior desde janeiro de 2013. Já no segundo semestre, as quedas começaram em agosto e setembro. “Houve uma recuperação em outubro, no entanto, não durou muito tempo”, finaliza Calliari.

Ipsos mede confiança do consumidor em 90 mercados

A Ipsos é uma empresa de pesquisa de mercado independente, presente em 90 mercados. A companhia, que tem globalmente mais de 5.000 clientes e 18.130 colaboradores, entrega dados e análises sobre pessoas, mercados, marcas e sociedades para facilitar a tomada de decisão das empresas e das organizações.

Maior empresa de pesquisa eleitoral do mundo, a Ipsos atua ainda nas áreas de marketing, comunicação, mídia, customer experience, engajamento de colaboradores e opinião pública.

Os pesquisadores da Ipsos avaliam o potencial do mercado e interpretam as tendências. Desenvolvem e constroem marcas, ajudam os clientes a construírem relacionamento de longo prazo com seus parceiros, testam publicidade e medem a opinião pública ao redor do mundo.

Abra sua conta no Banco Safra.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra