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Marcas de luxo surfam na onda do skate

Grifes mundialmente conhecidas já se curvaram à importância do skate no mundo dos esportes, e na sua influência na moda e comportamento

Skate mercado de luxo

Desde o sucesso de esportistas brasileiros nas Olimpíadas de Tóquio, em 2020, o skate subiu degraus no mercado de luxo | Foto: Getty Images

O skate conquista cada vez mais espaço no mundo dos esportes e impulsiona o comércio de equipamentos e acessórios. Desde o sucesso de esportistas brasileiros nas Olimpíadas de Tóquio, em 2020, o esporte subiu degraus também no mercado de luxo.

Marcas importantes do mercado de luxo e grifes mundialmente conhecidas já se curvaram à tendência de crescimento da importância do skate no mundo dos esportes, e na sua influência na moda e comportamento.

Saiba mais

O jornalista e skatista pioneiro Paulo Anshowinhas, editor fundador da revista Yeah! Skate, lista alguns fatos que mostram o avanço do skate no mercado de luxo:

  • A esportista Rayssa Leal, vice-campeã olímpica nos Jogos Olímpicos de Verão em Tóquio, em 2020, e medalha de ouro no skate street dos Jogos Pan-Americanos de 2023 em Santiago, no Chile, tem cerca de 22 patrocinadores, entre marcas de tênis, joias, bancos, doces, achocolatados, energéticos, operadoras de telefonia, entre outras. Ela foi capa da revista Vogue e virou fidelé (amiga fiel) da Louis Vouiton, além de ganhar uma linha de jóias da H. Stern.
  • O estilista da Louis Vuitton, Pharell Williams, é conhecido como “Skateboard P”, e assumiu a vaga antes ocupada por Virgil Abloh (1980-2021), que foi designer de moda e diretor artístico de vestuário masculino da Louis Vuitton e que mantinha sua própria marca, a Off-White.
  • Um par de tênis Nike em collab com a Louis Vuitton já chegou a ser cotado a mais de R$ 100 mil em uma feira de tênis de luxo em São Paulo: a Sold Out.
  • Os skates também são vendidos como artigo de luxo na Harrods de Londres, em parceria com a marca de Palace, que desenvolveu artigos exclusivos para a marca.
  • A grife Carolina Herrera investiu em embalagens especiais e lançou o perfume 212 Heroes, com design de skate.
  • Grifes como Gucci patrocinam skatistas brasileiros como Felipe Foguinho, e a skatista campeã e multi-esportista Leticia Bufoni, vive em um mundo de luxo com carros como um Audi R8 envelopado de roxo e uma McLaren 720s, que custa cerca de R$ 3 milhões no Brasil em caso de veículo novo.
  • A marca alemã BMW também tem envolvimento com o carrinho e criou um conceito inovador de skate: o Street Carver que foi desenvolvido pelo setor de engenharia da BMW, com eixos inovadores. Foram lançadas apenas mil unidades por US$ 1,2 mil.
  • Em 2001, o street Carver BMW foi premiado no fórum Industrial da Alemanha.
  • A Mercedes Bens AMG Petronas criou um skate upcycle com peças de carros para montar um skate exclusivo feito com partes originais do carro de Fórmula 1 do heptacampeão Lewis Hamilton, vendido por cerca R$ 4,5 mil na loja online da F1 Authentics.
  • A grife Prada lançou a Linea Rossa de Outono/Inverno em 2021 inspirada no skate, apresentada como “sintonizada com as demandas da atividade esportiva de alto desempenho, traduzidas na vida diária”.
  • Vesace e Chanel também têm linhas de produtos inspiradas nos skates.
  • A grife americana Tommy Hilfiger, com faturamento global de US$ 4,6 bilhões no ano passado, presente no Brasil, também lançou linhas de produtos inspiradas no esporte, em parceria com a marca AAPE de skate e tênis de skate.
  • Até a casa de moda britânica Burberry, especializada em roupa, acessórios de luxo, perfume, óculos de sol e cosméticos, fez parceria com marca Supreme de Nova Iorque, especializada em skateboard, hip hop, rock, e cultura juvenil em geral.

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