close

Melhores ações para começar 2024 com garantia de bons dividendos

Carteira é composta por empresas nacionais com bom potencial de pagamento de dividendos e expectativa de crescimento nos próximos meses

Cardeira dividendos safra janeiro

A carteira sugerida de dividendos é elaborada pelos especialistas de Research da Safra Corretora | Foto: Getty Images

O Banco Safra divulgou a Carteira Dividendos para o mês de janeiro, para investidores que desejam investir para garantir um rendimento mensal. A seleção reúne dez ações indicadas pelo banco para quem deseja ter um fluxo de depósitos na conta na forma de dividendos pagos pelas companhias.

A carteira é composta por empresas nacionais com bom potencial de pagamento de dividendos e expectativa de crescimento nos próximos meses. Em dezembro, a carteira apresentou variação positiva de 6,27%, superando o Ibovespa (5,38%) e o CDI (0,85%). A carteira sugerida de dividendos é elaborada pelos especialistas de Research da Safra Corretora.

Saiba mais

As ações sugeridas na Carteira são de empresas que apresentam transparência e solidez como pilares, além de alto potencial de valorização no longo prazo e boas pagadoras de dividendos. Trata-se de uma carteira com perfil mais defensivo e conservador, segundo o Safra. Confira abaixo a lista completa da Carteira Dividendos para janeiro, que não apresenta alterações em relação às recomendações de dezembro de 2023.

Carteira Dividendos do Safra para janeiro de 2024

B3 (B3SA3)

O Safra manteve a ação da B3 na Carteira Dividendos. O banco acredita que a melhor perspectiva para o mercado acionário brasileiro e a continuidade do fluxo de entrada de estrangeiros na bolsa deve impulsionar os volumes de negociação em ações e favorecer o desempenho de B3SA. Adicionalmente, o banco vê as ações da B3 negociando a múltiplos atrativos e abaixo da média histórica (16x P/L 2024e) e boas perspectivas para pagamento de dividendos (dividend yield 2024e de 6,5%).

Itaú Unibanco (ITUB4)

O Safra manteve Itaú Unibanco na Carteira Dividendos. O banco vê o Itaú como o nome de maior qualidade dentro do setor bancário, tendo mostrado um melhor controle dos indicadores de qualidade de crédito frente a seus pares. Além disso, o Itaú está negociando a múltiplos interessantes (P/L para 2024 de ~7x, ainda abaixo de sua média histórica de 10 anos de ~10x).

Vale (VALE3)

O Safra também manteve a ação da Vale na Carteira Dividendos. Além de proporcionar uma maior indexação do portfólio, a melhora gradual do mercado imobiliário chinês com estímulos do governo pode dar suporte para os preços do minério de ferro. A Vale deve continuar a gerar um fluxo de caixa sólido e manter níveis atrativos de remuneração aos acionistas. Adicionalmente, o prêmio de qualidade para o minério tende a
se manter próximo do nível atual, devido à busca por maior eficiência e elevados padrões ambientais das siderúrgicas.

Alupar (ALUP11)

A Alupar atua no segmento de transmissão de energia, sendo uma das empresas mais eficientes em seu segmento. Conta com um histórico muito sólido na operação e desenvolvimento de projetos. É uma boa proteção contra o cenário inflacionário, segundo o Safra, pois conta com receitas fixas e ajustadas por inflação. Início de projetos deve levar a melhores resultados operacionais, reduzindo a alavancagem e abrindo espaço para aumento na distribuição de dividendos ou investimento em projetos futuros de crescimento.

Telefônica Brasil (VIVT3)

O Safra manteve a Telefônica Brasil na Carteira Dividendos. O banco acredita na manutenção do bom momento de resultados para Telefônica Brasil para o ano de 2024, com um ambiente competitivo favorável, beneficiado pela aquisição de parte da Oi móvel. O banco vê boa perspectiva de pagamento de dividendos e um valuation bastante atrativo, além da potencial redução de capital a ser realizada o que poderia aumentar ainda mais a remuneração do acionista

CCR (CCRO3)

A CCR possui uma vasta expertise em operar concessionárias de rodovias no Brasil, assim como operações de concessões em outros segmentos, como aeroportos e mobilidade urbana. Conta com um portfólio de
projetos diversificado e capacidade de operar em diferentes segmentos, isso permite a companhia evitar competição em um segmento específico e também reduz o seu risco. Seu balanço saudável e a boa geração de fluxo de caixa oferece interessante capacidade de pagamento de dividendos.

Engie (EGIE3)

O Safra vê boas perspectivas para a Engie principalmente por conta de seu valuation, pois vê o papel sendo negociado a uma TIR de 9,0% e oferece um dividend yield médio de 11,4% para 2024-2025. Além disso, apresenta-se como uma boa opção de beta baixo para um mercado volátil. A Engie é uma grande operadora de eletricidade que atualmente está implantando linhas de transmissão e projetos renováveis. Além disso, ela
detém uma posição favorável no mercado de gasodutos por meio de sua participação na TAG, o que faz com que a empresa desfrute de oportunidades de crescimento a longo prazo.

Banco do Brasil (BBAS3)

O Banco do Brasil entregou um bom terceiro trimestre de 2023, confirmando o bom momento em termos de resultado para este ano. Além disso, diante de um cenário mais desafiador em termos de qualidade de crédito, o perfil defensivo da carteira de crédito do BB (com maior exposição ao agronegócio e a um perfil de pessoa física menos arriscado, em sua maioria servidores públicos) traz segurança ao banco e uma melhor
previsibilidade de resultados.

Eletrobras (ELET6)

A ação da Eletrobras foi mantida na Carteira Dividendos. O Safra vê boas perspectivas para as ações da empresa, pois acredita que após a privatização existem várias possibilidades de destravamento de valor, como corte de custos e despesas, alteração em estratégia de vendas, ganhos potenciais de uma maior eficiência fiscal. O banco acredita que a performance das ações da empresa pode ser bastante positiva à medida que os resultados das iniciativas de ganho de eficiência comecem a aparecer.

Confira a análise completa da Carteira Dividendos para janeiro de 2024.

Abra sua conta no Banco Safra.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra