close

Querosene de aviação sobe quase 50% desde o início do ano

Petrobras anuncia novo reajuste no querosene de aviação, de 6,7%, informou a Associação Brasileira das Empresas Aéreas

Querosene

uerosene de aviação é o item de maior ineficiência econômica para as companhias aéreas brasileiras e responde por mais de um terço dos custos | Foto: Getty Images

A Petrobras anunciou novo reajuste no querosene de aviação (QAV) neste domingo, de 6,7% em relação ao mês anterior, informou em nota a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear). Segundo dados da petroleira compilados pela entidade, de 1º de janeiro a 1º de maio a alta acumulada chega a 48,7%.

No ano passado, o aumento acumulado do QAV foi de 92%. “Mais uma vez o reajuste anunciado pela Petrobras comprova como as companhias aéreas enfrentam diariamente uma alta de custos estruturais, sobretudo com o atual cenário de guerra na Ucrânia, que traz muita pressão sobre o preço do barril de petróleo e para a cotação do dólar”, afirma em comunicado o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz.

 

Saiba mais

“O setor permanece resiliente, mas a atual conjuntura traz muita dificuldade para podermos obter uma recuperação vigorosa diante da crise gerada pela pandemia do novo coronavírus”, acrescenta.

Querosene de aviação responde por um terço dos custos do setor

Segundo a Abear, historicamente o querosene de aviação é o item de maior ineficiência econômica para as companhias aéreas brasileiras e responde por mais de um terço dos custos do setor.

“O Brasil é o único país do mundo que tem um tributo regional sobre o QAV, o ICMS. Já as empresas estrangeiras não pagam esse imposto para abastecer em território nacional. É por isso que uma viagem internacional, muitas vezes, é mais barata do que um voo doméstico, considerando distâncias similares”, destaca a associação. (AE)

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra