close

Multimercados com gestão profissional são boas opções em ambiente inflacionário

Relatório semanal do Safra apresenta a expectativa para o IPCA e destaca a consistência dos fundos em um ambiente de incertezas

Safra diminuiu a sua projeção para o IPCA, índice oficial da inflação brasileira, de 2022 de 7,6% para 7,2%

deflação observada em julho e também a esperada para este mês de agosto trazem alívio para o quadro de curto prazo no País. Os cortes de impostos sobre combustíveis e energia elétrica explicam grande parte do fenômeno.

Além disso, há cada vez mais sinais de moderação nos preços de bens industriais, na esteira da normalização das cadeias de produção, após a forte ruptura causada pela pandemia, como destaca o Banco Safra em relatório semanal, com expectativas para o IPCA em 2022 e 2023 (íntegra aqui).

Saiba mais

O grupo de bens industriais é formado por produtos como automóveis, eletrodomésticos, móveis e roupas, entre vários outros, e que se beneficia da recente correção das cotações internacionais das commodities. Também contribui o fim das restrições à mobilidade, que permitiu aumentar o consumo de serviços.

Por outro lado, o Safra enxerga que é a própria inflação de serviços que deve mostrar alguma persistência. Atividades como cabeleireiro, hospedagem e cinema chamaram a atenção no IPCA de julho, por exemplo.

O comportamento, segundo o banco, não surpreende, dada a recuperação do mercado de trabalho e a inércia dos preços nesse setor.

Porém, no final das contas, com a perspectiva de uma inflação de bens mais branda, aliada à premissa de que o preço do petróleo terminará o ano um pouco abaixo do esperado anteriormente, o Safra diminuiu a sua projeção para o IPCA de 2022 de 7,6% para 7,2%.

Ajustes semelhantes para o período podem ser observados no consenso de mercado, que já caiu para 7%, segundo a última edição do Relatório Focus.

Enquanto a previsão do Safra para o IPCA de 2022 foi reduzida, a projeção para 2023 se manteve em 5,5%. Isso porque a inflação de serviços deverá apagar a menor pressão sobre alimentação, bens e itens administrados no ano que vem.

15_08_QuedadePrecosRegulados__1.png

Vantagens dos multimercados

As expectativas para a inflação são de grande importância para os investimentos, já que elas têm potencial para afetar os preços dos ativos tanto de renda fixa, quanto de renda variável.

Caso o arrefecimento do IPCA fique aquém do esperado, por exemplo, é possível que o mercado passe a projetar condições monetárias mais restritivas por mais tempo no País.

Trata-se de apenas um dos riscos de um cenário que ainda prevê eleições e uma desaceleração relevante da economia global.

Por isso, o Safra reforça sobre o grande valor da experiência e qualificação dos gestores profissionais, colocando ênfase na categoria de multimercados, fundos que são capazes de se preparar para diversos cenários por meio de várias classes de ativos.

Sendo assim, o banco recomenda que os investidores considerem, a depender do seu perfil de risco e objetivos, a alocação de parte dos recursos no Safra Galileo (todos os detalhes do produto aqui).

Abra sua conta

É a principal estratégia da Safra Asset, acumulando rentabilidade de mais de 450% desde que foi lançada. O retorno equivale a mais que o dobro do CDI no período, superando também a inflação e o Ibovespa.

O produto traz um portfólio equilibrado, mirando oportunidades de ganhos no mercado doméstico e internacional, sem deixar de administrar com bastante rigor os riscos assumidos.

Com isso, o Safra Galileo sustenta um histórico de consistência de mais de uma década, com destaque para o forte desempenho em tempos de taxa de juros mais elevada, semelhantes aos vividos atualmente.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra