close

Fed mantém taxa de juros dos EUA entre 0% e 0,25%

De forma unânime, comitê do banco central americano mantém intervalo da taxa básica de juros da economia

Wall Street Nova York

Manutenção ocorre em um momento no qual o mercado americano discute as perspectivas para as projeções de inflação | Foto: Getty Images

O Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) decidiu nesta quarta-feira, 17, manter o intervalo da taxa básica de juros dos Estados Unidos entre 0% e 0,25%.

A decisão foi divulgada após reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Fed.

Segundo comunicado divulgado pela entidade, a decisão do comitê foi unânime. Esta foi a segunda reunião do Fomc neste ano.

O Fed também decidiu manter a taxa de desconto em 0,25% e a taxa de juros sobre excesso de reservas (IOER, na sigla em inglês) em 0,10%.

A manutenção do intervalo da taxa de juros ocorre em um momento no qual o mercado americano discute as perspectivas para as projeções de inflação, que têm trazido volatilidade para as taxas dos “Treasuries” de 10 anos, o principal título do Tesouro americano.

Juros e a influência sobre inflação e emprego

Principal instrumento da política monetária, a taxa básica de juros ajuda as economias a atingirem metas de inflação e o pleno emprego.

No caso dos EUA, o a situação de melhora no mercado de trabalho e nos índices de atividade econômica notadas nas últimas semanas poderiam contribuir para uma elevação da taxa.

Entretanto, o Fed considera que a inflação do país precisa atingir a meta estabelecida de 2% para que possa haver condições favoráveis a um ciclo de alta na taxa de juros. (Com AE)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra