close

Lamborghini tem fila de espera de nove meses

Apesar da paralisação de mais de dois meses na sua fábrica, marca vendeu 7,4 mil veículos em 2020 e não consegue atender à demanda

Sucesso do modelo Urus, o SUV de R$ 1,2 milhão, contribuiu para elevar os lucros da Lamborghini | Foto: Divulgação

Apesar da paralisação obrigatória de fábrica por mais de dois meses durante a pandemia, a Lamborghini vendeu 7,4 mil veículos em 2020 e já tem uma fila de espera de nove meses para este ano.

O volume de vendas do ano passado teve redução de 9% em relação a 2019, quando bateu o recorde da montadora.

Mesmo assim, a vendas renderam 1,6 bilhão de euros, o equivalente a cerca de R$ 9 bilhões pelo câmbio atual. O montante representa queda de 11% ante 2019.

A empresa informou que o lucro vem crescendo graças a clientes interessados em modelos altamente personalizados, um mercado crescente na China.

Modelo SUV Urus custa R$ 1,2 milhão

O CEO Stephan Winkelmann disse em entrevista à rede CNBC que a Lamborghini já tem fila de espera de nove meses para entregas em 2021.

“Os espíritos dos consumidores estão animados, muitos não podem esperar até o momento para sair novamente e aproveitar a vida.”

A Lamborghini, que pertence ao grupo Volkswagen, também se beneficia com o sucesso de seu SUV de US$ 220 mil (R$ 1,2 milhão), o Urus.

Winkelmann disse que a China deve se tornar o segundo maior mercado da empresa este ano, substituindo a Alemanha, pela primeira vez. Os EUA ainda estão longe do mercado da Lamborghini, com entrega de 2.224 carros em 2020.

O dilema dos novos motores elétricos

O maior desafio para a Lamborghini, juntamente com outras empresas de carros esportivos como Ferrari, McLaren e Bugatti, é o endurecimento das regulamentações de emissões em todo o mundo e o avanço dos veículos elétricos.

Com a Tesla agora prestes a voar de 0-100 km/h em menos de dois segundos, as empresas de carros esportivos que ganharam fama construindo motores cada vez mais rápidos agora precisam se remodelar e adaptar a motorização dos seus carros.

Ao mesmo tempo, precisam continuar agradando seus clientes, colecionadores de carros de luxo amam a emoção e a sensação do rugido dos motores V-8 e V-12.

A Lamborghini lançou seu primeiro híbrido, o Sian FKP 37. O super carro custa US$ 2,6 milhões, ou R$ 14,4 milhões.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra