close

Saiba quem é Wally Funk, a piloto de 82 anos que vai para o espaço com Bezos

Com o lançamento, marcado para este mês, a astronauta, com 60 anos de carreira, será a pessoa mais velha a voar para o espaço

Wally Funk e Jeff Bezos

Além da piloto, Jeff Bezos vai levar o irmão, Mark Bezos, e um passageiro que pagou US$ 28 milhões por um assento na New Shepard | Foto: Instagram/Reprodução

Wally Funk tem 82 anos, seu diploma de astronauta tem 60 e ela vai para o espaço pela primeira vez daqui a duas semanas.

Mary Wallace “Wally” Funk foi a a primeira mulher inspetora da Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA), com 13 mil horas de voo. Fez parte do Marcury 13, projeto da Nasa dos anos 1960 que reuniu 13 mulheres com os mesmos critérios de desempenho das seleções masculinas para ir ao espaço. Nenhuma das 13, porém, cruzou a atmosfera terrestre.

Em vídeo postado nas suas redes sociais, Wally Funk disse que, na época, lhe disseram que não seria escolhida para ir ao espaço porque “era uma garota”. Sua participação na missão turística do milionário Jeff Bezos, que colocará no espaço a nave New Shepard no próximo dia 20, será a primeira viagem espacial da astronauta.

PHOTO: Wally Funk, one of the “Mercury 13” pilots, will ride with Jeff Bezos on his space company’s first crewed mission out of Earth’s atmosphere later this month, Bezos announced on Instagram, July 1, 2021.
Wally Funk, nos anos 1960: apesar do alto desempenho em programa espacial da Nasa, não conseguiu autorização para viajar por “ser uma garota” | Foto: Instagram/Reprodução

Wally Funk será a pessoa mais velha a viajar para o espaço

Com o feito, a piloto será a pessoa mais velha a voar para o espaço.

Em seu perfil no Instagram, o dono da Amazon comemorou a participação de Funk em seu projeto de turismo espacial. “Bem-vinda à tripulação, Wally. Estamos entusiasmados por tê-la voando conosco dia 20 de julho, como nossa convidada de honra”, escreveu o fundador da Amazon.

A primeira viagem para turistas espaciais da Blue Origin, empresa de Bezos, terá ainda na tripulação o irmão dele, Mark Bezos e uma outra pessoa, que arrematou o assento em um leilão por US$ 28 milhões e cujo nome não foi anunciado.

O lançamento da nave da Blue Origin acontecerá no dia do 52º aniversário do pouso na Lua, realizado pela missão Apollo, em 1969. Vai decolar do Estado do Texas, nos EUA, a espaçonave levará os quatro passageiros até a Linha de Kárman, que marca o limite entre a Terra e o espaço, a cerca de 100 km acima do nível do mar.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra