close

Pentágono desfaz contrato bilionário com a Microsoft

Primeiro arquivo de nuvem a centralizar todas as informações militares dos EUA, o JEDI agora está aberto à concorrência

O Pentágono, Departamento de Defesa dos EUA

Departamento de Defesa dos EUA anunciou nesta terça, 6, fim do contrato assinado pelo ex-presidente Donald Trump | Foto: Getty Images

O Pentágono anunciou nesta terça-feira, 6, o cancelamento do contrato bilionário com a Microsoft para a manutenção do Empreendimento Conjunto de Infraestrutura e Defesa em Nuvem, o JEDI.

O fim do acordo de US$ 10 bilhões de dólares com a Microsoft, assinado pelo ex-presidente Donald Trump, abre concorrência para Amazon, IBM, Oracle e Alphabet (Google). Todas estão aptas a se candidatarem ao serviço de provedor do primeiro serviço de nuvem a armazenar todos os dados militares dos EUA, anunciou John Sherman, do serviço de informação do Departamento de Defesa.

Ainda segundo Sherman, o próximo contrato pode superar os US$ 10 bilhões. O porta-voz sinaliza, com isso, que fatores como segurança e transparência devem pesar sobre a escolha do novo provedor do Pentágono.

JEDI ajudaria EUA a ‘vencerem guerras’

“Ainda não temos uma estimativa, mas eu não me ateria à cifra de 10 bilhões”, disse ele.

Logo depois do anúncio, as ações da Microsoft caíram mais de 1% e as da Amazon subiram mais de 3%.

O contrato JEDI foi concedido à Microsoft em 2019. Desde então, a Amazon alega uso de influência indevida do ex-presidente Donald Trump na escolha da empresa.

Na época, major-general dos EUA, David Krumm, que participou da elaboração do contrato, justificou o investimento, dizendo que o acesso à nuvem “ajudaria os EUA a vencerem guerras.”

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra