close

Novo cenário de preços de grãos, aves e suínos beneficia a BRF

Banco Safra inicia cobertura das ações da BRF, uma das maiores exportadoras de aves e suínos do mundo, com preço alvo de R$ 32 por ação

Close de galinhas em meio a galpão de criação de aves, alusivo às atividades da BRF

Em relatório, Safra destaca a queda no preço dos grãos, que servem como alimento às aves e suínos,favorece os papéis da BRF | Foto: Getty Images

A recente alta nos preços dos grãos e o desempenho relativo dos preços do frango e da carne suína em relação à carne bovina prejudicaram no ano de 2021 as margens de lucro da BRF (BRFS3), uma das maiores exportadoras de aves e suínos do mundo, resultado da fusão da Perdigão com a Sadia.

No entanto, existe probabilidade crescente de que os ganhos melhorem nos próximos trimestres, visto que os preços dos grãos aparentemente atingiram o pico. A avaliação de mudança do cenário é do Banco Safra, que iniciou cobertura da BRF (BRFS3) com rating de compra e preço-alvo de R$ 32,00.

Saiba mais

O Safra acredita que a ação da empresa pode se beneficiar de uma potencial melhoria dos mercados de aves e suínos, o que geraria um aumento dos ganhos após condições recentes menos favoráveis.

A alta recente dos preços dos grãos foi pressionada pela crescente demanda da China para reconstruir seu rebanho suíno, pelas condições climáticas desfavoráveis e aumento da inflação global.

O Safra vê probabilidade de alguma reversão na tendência de alta dos preços dos grãos. Segundo análise do banco, isso parece bastante viável, enquanto a China reduz suas importações de grãos, as condições climáticas provavelmente melhorem e o aumento das taxas de juros em todo o mundo contribuem para a retenção da inflação.

Além disso, a alta nos preços da carne bovina nos últimos anos pode obrigar os consumidores a buscar alternativas mais baratas, o que deve fortalever as vendas de carnes de aves e suínos.

Abra sua conta

Catalisadores para as ações da BRF

  • Além do cenário, o Safra cita alguns fatores que podem impulsionar as ações da BRF.
  • Primeiramente, é mencionado o leque de iniciativas implementadas para aumentar a eficiência de custos e que parecem já estar dando frutos, segundo o banco.
  • A BRF também tem como foco aumentar a participação dos alimentos processados nas vendas totais, estratégia por muitos anos de diferentes equipes de gestão. 
  • Movimentos recentes em direção a alimentos para animais de estimação, carnes vegetais e outras iniciativas podem acelerar o processo, conforme o Safra.
  • Adicionalmente, o Plano 2030 da BRF dá um norte com o qual o mercado pode trabalhar projeções e acompanhar o desempenho da empresa.
  • Outros detalhes sobre os múltiplos da ação BRFS3 podem ser conferidos neste link.

Sobre a BRF (BRFS3)

  • A BRF é uma das maiores produtoras do mundo de proteína animal em capacidade produtiva, com um portfólio de mais de 7 mil itens, oferecendo carnes in-natura, alimentos processados, massas, vegetais congelados e produtos de soja.
  • Em dezembro de 2020, a BRF contava com 34 unidades industriais, com mais de 547 mil entregas mensais.
  • A empresa também possui 22 centros de distribuição e 28 pontos de transbordo para garantir a pontualidade na entrega do varejo, atacado, restaurantes e demais clientes.
  • No mercado internacional, a Sadia possui forte posição de liderança com mais de 41 escritórios fora do Brasil, oferecendo seus produtos para mais de 117 países nos cinco continentes, sendo uma unidade industrial nos Emirados Árabes Unidos, uma na Arábia Saudita, duas na Romênia e três na Turquia.

Confira a análise completa do Banco Safra aqui.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra