A Ecorodovias divulgou ótimos resultados no 4T23, ligeiramente acima de nossas estimativas. O desempenho operacional da empresa continuou a ser impulsionado por suas concessões recentemente adicionadas, enquanto os custos controlados contribuíram para a expansão significativa de seu EBITDA, para R$1,1 bilhão (+36,7% em relação ao ano anterior, +2,3% em relação ao Safra e +5,9% em relação ao consenso).
Conforme discutido em nossa última atualização, esperamos que a Ecorodovias continue colhendo os benefícios de sua alavancagem operacional no futuro, o que deve continuar a elevar suas margens operacionais.
Reforçamos nossa reocmendação de Compra para a Ecorodovias. A empresa está sendo negociada atualmente a uma TIR real de 11,1%, +540 pontos-base sobre os títulos brasileiros indexados à inflação de 10 anos (NTN-Bs 2035).
Em suma, a receita bruta total da empresa cresceu 28,4% em relação ao ano anterior, para R$1,7 bilhão, principalmente devido ao aumento de 39,4% em relação ao ano anterior em suas receitas de pedágio, para R$1,6 bilhão, impulsionado pelas três concessões recentemente adquiridas, que adicionaram R$544 milhões à sua receita, ou ~31,6% do total.
Enquanto isso, o tráfego comparável de rodovias com pedágio também apresentou uma melhora importante (aumento de 11,3% em relação ao ano anterior), enquanto as tarifas aumentaram 5,4% em relação ao ano anterior.
O bom resultado dos pedágios compensou a queda de 46% na receita do Ecoporto Santos, para R$93,9 milhões, como consequência da redução de contratos spot devido à proximidade do término de seu contrato de concessão, em junho de 2024.