close

ANÁLISE

logo safra

BBDC4

-

Planos de saúde: confira os que mais crescem e os que mais perdem clientes

Dados de novembro da ANS: HAPV foi destaque negativo, mas as perdas voltaram a ficar totalmente concentradas na GNDI


O total de beneficiários de planos de saúde chegou a 50,9 milhões em novembro (+45 mil meses, +799 mil no acumulado do ano e +915 mil LTM).

A ANS (regulador brasileiro de saúde) divulgou dados de adesão a planos privados para novembro, com adições líquidas de 45 mil membros no mês, levando a um crescimento de base de 2% em relação ao ano anterior (quase estável no mês).

A Região Sul foi o destaque com +19 mil adições líquidas, enquanto a Região Sudeste ficou atrás com 4 mil adições líquidas. O desempenho geral positivo no mês pode ser atribuído à ainda sólida criação líquida ajustada de empregos de 154 mil em outubro (um mês de atraso), que mais do que compensou as perdas de membros causadas pelos fortes aumentos de preços implementados pelas operadoras de saúde.

Os dados de novembro da ANS para a Hapvida estão em linha com o cenário base de perda de membros até meados de 2024. Além disso, o fato de as perdas de adesão estarem totalmente concentradas na GNDI é positivo a nosso ver, pois indica que faz parte do processo de recuperação da empresa e não algo estrutural.

HAPV e SULA continuam a perder membros devido a aumentos agressivos de preços. A Hapvida teve adições líquidas de -41 mil em novembro (-45 mil para NDI e +4 mil para HAPV), o que está em linha com nosso cenário base, já que a empresa tem focado corretamente na melhoria de sinistralidade por meio de aumentos agressivos de preços.

Adicionalmente, este foi o terceiro mês consecutivo em que o Hapvida sozinha apresentou números positivos, o que é bom a nosso ver, pois indica que as perdas são integralmente atribuídas à reestruturação da GNDI.

As adições líquidas da SulAmérica totalizaram -5 mil em novembro, o que consideramos neutro para a RDOR, pois também foca na melhoria da sinistralidade por meio de aumentos de preços.

Por fim, o sistema Unimed, Bradesco Saúde, Porto Saúde e Amil registraram adições líquidas de 12 mil, 11 mil, 11 mil e 10 mil em novembro, respectivamente.

Abra sua conta no Banco Safra.


Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra