close

Eric Adams assume prefeitura de Nova York em meio à onda de ômicron

"Confie em mim, estamos prontos para um grande retorno porque estamos em Nova York", disse o democrata Eric Adams na festa na Times Square

Eric Adams

Eric Adams se apresenta como um líder determinado contra a discriminação racial | Foto: Divulgação

Eric Leroy Adams foi empossado como o 110º prefeito de Nova York no início deste sábado, primeiro dia do ano, em uma cerimônia festiva, mas com restrições contra aglomerações, um sinal da tarefa diante que se impõe diante dile no início do mandato, no momento em que os casos de coronavírus voltaram a crescer de forma preocupante nos Estados Unidos.

Ainda assim, a cerimônia de posse na Times Square, logo após a contagem regressiva cerimonial, foi alegre, e o novo prefeito disse que estava esperançoso sobre o futuro da cidade.

“Confie em mim, estamos prontos para um grande retorno porque estamos em Nova York”, disse ele, entre os foliões no início da noite.

Eric Leroy Adams, o segundo prefeito negro da história da cidade, foi empossado usando uma Bíblia da família, mantida por seu filho, Jordan Coleman, e apertando uma foto emoldurada de sua mãe, Dorothy, que morreu na primavera passada.

Quando o novo prefeito deixou o palco, ele proclamou: “Nova York está de volta.”

O prefeito Bill de Blasio também participou da celebração na Times Square e dançou com sua esposa no palco depois de liderar a contagem regressiva da meia-noite – seu último ato oficial como prefeito após oito anos no cargo.

O novo prefeito, que cresceu pobre no Queens, representa uma marca de centro-esquerda da política democrática, segundo o New York Times. Ele seria uma mistura dos dois últimos prefeitos – Blasio, que era conhecido por citar o socialista Karl Marx, e Michael R. Bloomberg, um bilionário ex-republicano.

A cidade registrou mais de 40 mil casos por dia nos últimos dias, e o número de internações está crescendo

Novo prefeito de Nova York lutou contra o racismo a vida inteira

O democrata Eric Adams, um ex-capitão da polícia nova-iorquina, fez da luta contra o racismo uma máxima em sua carreira. Ele é o segundo homem negro a se tornar prefeito da cidade. David Dinkins, que comandou a cidade entre 1990 e 1993, foi o primeiro.

Adams sucede o impopular Bill de Blasio, e terá que enfrentar as consequências econômicas da pandemia de covid-19, que atingiu duramente a cidade, assim como a insegurança, principal preocupação de parte do eleitorado, que confia nele por sua vasta experiência de 22 anos na polícia.

O ex-policial derrotou o republicano Curtis Sliwa, de 67 anos. Empolgado após votar no Brooklyn, onde nasceu em uma família pobre, Adams disse que esta eleição é uma espécie de vingança daquele “garotinho” que flertou com o crime e a exclusão social, como acontece com muitos nova-iorquinos de baixa renda.

Eric Adams venceu as primárias de seu partido com forte apoio dos eleitores da classe média, da comunidade negra e do movimento operário, e promete reduzir as desigualdades que prevalecem no templo do capitalismo.

Insegurança é o principal desafio do novo prefeito de Nova York Eric Adams

Ao contrário de De Blasio, Adams tem cortejado líderes empresariais, que, segundo ele, devem desempenhar um papel importante na recuperação econômica da cidade, duramente atingida pela pandemia que deixou mais de 34 mil mortos em Nova York.

Adams se apresenta como um líder determinado, defensor das classes média e popular, e leva a bandeira da luta contra a discriminação racial.

Do gabinete do prefeito, Adams vai comandar a maior força policial dos Estados Unidos, a NYPD, com 36 mil funcionários, cuja reforma prometeu aprofundar. E administrará um orçamento de US$ 98,7 bilhões de dólares para o ano fiscal de 2021-2022, o maior de um município dos Estados Unidos.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra