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Assaí e SafraPay projetam crescimento das vendas do varejo

O presidente do grupo Assaí, Belmiro Gomes, e Pedro Coutinho, CEO da SafraPay, estão otimistas com o desempenho do varejo nos próximos meses

Assaí SafraPay

O desempenho das vendas do varejo nos próximos meses foi um dos temas da J. Safra Brazil Conference | Foto: Getty Images

A redução dos juros, o programa Desenrola do governo federal e o aumento da confiança do consumidor e dos empresários devem favorecer as vendas do comércio no fim do ano, especialmente no setor de alimentos, onde a queda da inflação é amplamente percebida pela população. A perspectiva otimista foi destacada pelo presidente do grupo Assaí, Belmiro Gomes, e por Pedro Coutinho, CEO da SafraPay. Eles participaram de um painel sobre o cenário macroeconômico do varejo no final de 2023 e 2024, na J. Safra Brazil Conference.

“Na atual realidade, o cenário é favorável para o fim do segundo semestre pois não temos mais o impacto da pandemia e nem a tensão do processo eleitoral que enfrentamos no ano passado”, ressalta Belmiro Gomes, que comanda uma rede de atacarejo avaliada em R$ 15 bilhões.

Coutinho elenca outros fatores que podem contribuir com o aquecimento da economia popular, como a queda da inflação e datas que movimentam o varejo, entre elas, o Dia das Crianças, a Black Friday e as festas de fim de ano. Ele destacou o programa Desenrola, que vem ajudando brasileiros a saírem das dívidas e voltarem a ter acesso à crédito e consumo.

O CEO do Assaí falou sobre o mercado de atacarejo – responsável por 47% do setor de alimentação no país. Belmiro vê com bons olhos a expansão do mercado. “Temos espaço em inovações, experiências de compra, proposta de valor e novos formatos para crescer ainda mais”, disse.

Belmiro ressaltou, porém, as grandes dificuldades logísticas em um país continental como o Brasil, com cidades muito adensadas. “Nosso custo logístico é um dos mais caros do mundo, quando se compara o valor do produto transportado, o que traz uma série de complexidades”.

Assaí e SafraPay esperam crescimento nas vendas do varejo

O e-commerce para o modelo de negócios do Assaí também se mostrou desafiador, de acordo com Belmiro. “É mais fácil comprar um aparelho eletrônico do que um pé de alface. O desafio é custo, e não tecnológico. Fazer a separação e entrega de um produto de baixo valor agregado tem um custo logístico que inviabiliza a venda”.

Pedro Coutinho destacou a pujança da indústria de meios de pagamentos no Brasil, setor que movimentou cerca de R$ 3,2 trilhões em 2022, e que em 2023 segue crescendo e com ampla diversidade de serviços oferecidos. “Antecipação de recebíveis, dentro de meios de pagamentos, não é apenas crédito ou uma transacionalidade, mas sim um modelo de negócio”, frisou o CEO.

Coutinho apresentou o modelo one-stop-shop da SafraPay, um ecossistema com uma oferta completa de produtos e serviços no físico, no digital e no financeiro, e que são soluções que atendem do pequeno ao grande empresário: “a cada cliente que visitamos, aprendemos com eles, para trazer soluções customizadas e tecnológicas que melhorem a sua eficiência”, finalizou.

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