Atividade econômica da Zona do Euro tem pior nível em 18 meses
Índice que mede o nível de atividade dos países da Zona do Euro mostra contração econômica e risco de recessão
23/08/2022O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da zona do euro, que engloba os setores industrial e de serviços e serve de parâmetro para o nível de atividade da economia, caiu de 49,9 em julho para 49,2 em agosto, atingindo o menor nível em 18 meses e permanecendo abaixo da barreira de 50 que sinaliza contração da atividade, segundo dados preliminares divulgados nesta terça-feira, 23, pela S&P Global.
A consultoria Capital Economics informou que o PIB da zona do euro está em retração. Dados do nível de atividade divulgados hoje revelam a maior contração em 18 meses, o que é condizente com retração do PIB. A consultoria diz que os indicadores são consistentes com a visão de que o BCE terá que avançar com o aperto monetário mesmo com a economia em recessão.
Saiba mais
- A conjuntura econômica mundial e as perspectivas para o Brasil
- Invista com segurança e baixo valor de aplicação
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
A prévia do PMI composto, porém, superou levemente a expectativa de analistas consultados pelo Wall Street Journal, que previam declínio a 49 neste mês.
Apenas o PMI industrial da zona do euro recuou marginalmente no mesmo período, de 49,8 para 49,7, tocando o menor patamar em 26 meses. No entanto, o consenso do mercado era de queda maior, a 49.
Já o PMI de serviços do bloco diminuiu de 51,2 em julho para 50,2 em agosto. Neste caso, o resultado ficou abaixo da projeção de analistas, de 50,5.
Reino Unido e Alemanha registram piora no nível de atividade medido pelo PMI
O índice de gerentes de compras composto da Alemanha caiu de 48,1 em julho para 47,6 em agosto, atingindo o menor nível em 26 meses e permanecendo abaixo da barreira de 50 que sinaliza contração da atividade, segundo dados preliminares divulgados nesta terça-feira (23) pela S&P Global.
Apenas o PMI de serviços alemão recuou de 49,7 para 48,2 em no mesmo período, tocando o menor patamar em 18 meses e abaixo da projeção de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam queda a 49. Por outro lado, o PMI industrial alemão surpreendeu, ao avançar de 49,3 em julho para 49,8 em agosto. O consenso do mercado era de declínio a 48,1.
O índice de gerentes de compras composto do Reino Unido, que engloba os setores industrial e de serviços, caiu de 52,1 em julho para 50,9 em agosto, atingindo o menor nível em 18 meses, segundo dados preliminares divulgados nesta terça-feira, 23, pela S&P Global em parceria com a CIPS.
Apesar da queda, a leitura acima de 50 indica que a atividade econômica britânica continua se expandindo neste mês. A prévia de agosto ficou ligeiramente abaixo da expectativa de analistas Wall Street Journal, que previam redução do PMI composto a 51.
Apenas o PMI de serviços do Reino Unido recuou marginalmente no mesmo período, de 52,6 para 52,5, tocando igualmente o menor patamar em 18 meses, mas superou o consenso do mercado, de 52.
Já o PMI industrial britânico diminuiu de 52,1 em julho para 46 em agosto, no menor nível em 27 meses e indicando contração na manufatura. Neste caso, a projeção era de queda a 51.(AE)