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Avião-bala promete revolucionar a aviação executiva

Inspirado em desenhos de torpedos de submarinos, o Celera 500L consome oito vezes menos que um modelo a jato, com a mesma velocidade e alcance

Avião-bala Celera

O avião foi projetado para reduzir drasticamente a residência do ar, o que aumenta a eficiência e a economia de combustível | Foto: Divulgação

É um ovo? Um dirigível? Uma bala voadora? O Otto Celera 500L chama a atenção pelo seu formato. Segundo o seu criador, trata-se de uma aerodinâmica revolucionária, inspitada em torpedos de submarinos, o que justifica o apelido de avião-bala.

O avião foi projetado para reduzir drasticamente a residência do ar, com um desenho que permite a fluidez do ar ao redor da cabine.

Isso torna o Celera mais econômico, o que é um grande diferencial no momento em que o Planeta discute formas de reduzir a queima de combustível e a emissão de gases de efeito estufa.

A eficiência energética é quatro a cinco vezes maior que as aeronaves turboélices, segundo reportagem da CNN. Ele tem consumo até oito vezes menor que o dos jatos, garante William Otto. E a velocidade é semelhante, assim como o alcance de voo, mas a manutenção é muito simplificada.

Criador do avião-bala promete menos consumo de combustíveis e grande eficiência

De acordo com a Otto Aviation, voar no Celera custará US$ 328 (R$ 1,8 mil) por hora em comparação com US$ 2.100 (R$ 11,5 mil) dos modelos similares a jato, com uma economia de combustível de 18 a 25 milhas por galão – semelhante à de um SUV grande, diz a empresa.

A aeronave tem espaço para seis passageiros, e alcança velocidade de 460 milhas por hora, com autonomia de 4.500 milhas, comparável à dos aviões de mesmo porte.

O Celera 500L, que por enquanto é apenas um protótipo, é uma criação de William Otto Sr., um veterano aeroespacial cujo trabalho abrange desde o programa de mísseis Minuteman dos EUA até o bombardeiro B-1.

Fabricante se inspirou em desenho de torpedos

O projeto começou como um desafio: seria possível projetar uma aeronave de negócios mais barata e eficiente que as atuais? Para se inspirar, Otto analisou os estudos que tinha feito com torpedos, quando ele estava tentando encaixar mais deles em um submarino.

Para isso, ele fez os motores que os impulsionaram muito menores, dando aos torpedos uma forma mais eficiente, que exigia menos energia. Essa forma foi ditada por um conceito conhecido como “fluxo laminar”. Ele ocorre quando um fluido – como o ar – flui em camadas paralelas, sem interrupção; é o oposto da turbulência, que acontece quando o fluxo é misturado ou caótico, esplica o inventor.

Como o fluxo laminar faz com que o avião exija menos potência, o Celera 500L é equipado com um único motor diesel V12 na parte traseira, projetado pelo fabricante alemão RED.

Motor elétrico deve substituir a versão a diesel

“Foi o motor de aeronave mais eficiente que encontramos, para combinar com o corpo aerodinâmico mais eficiente”, diz Otto.

Em um futuro próximo, o motor diesel poderia ser substituído por um elétrico ou hidrogênio, para tornar o avião livre de emissões. O Celera 500L voou pela primeira vez em 2018 e, desde então, completou cerca de 50 voos de teste. O avião deve estar à venda em 2025.

A aparência não convencional, no entanto, pode ser um empecilho para alguns clientes. “Isso pode não atrair os executivos corporativos que voam em seus Gulfstreams, mas há um público muito grande de pessoas que estão frustradas com companhias aéreas comerciais”, diz Otto.

Inicialmente, o avião será vendido para clientes privados – a um preço aproximado de US$ 5 milhões (R$ 27,6 milhões) – mas há planos para dois modelos maiores que poderiam acomodar até 40 passageiros.

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