close

Os detalhes da união de B2W e Lojas Americanas

União operacional pode reduzir ineficiências, mas há riscos de perda de visibilidade sobre desempenho. Veja análise do Banco Safra

Mão segurando um tablet em meio à armazém

Ambas empresas, listadas na B3, têm recomendação de compra de suas ações definida pelo Safra | Foto: Getty Images

A notícia da combinação operacional entre B2W (BTOW3) e Lojas Americanas (LAME3 e LAME4) movimentou o mercado entre esta quarta, 28, e quinta-feira, 29.

Com o anúncio, o Banco Safra divulgou análises sobre o acordo, destacando pontos positivos e de atenção para os investidores que detém ações das duas companhias.

Se aprovada pelos acionistas das duas empresas, a ideia é que 100% das operações vão passar a ser desenvolvidas pela B2W, com a nova empresa chamada Americanas S.A.

Tanto B2W quanto Lojas Americanas têm recomendação de compra para suas ações pelo Safra, com preço-avo (potencial) definido em R$ 100 (B2W) e R$ 34 (Lojas Americanas).

Pontos positivos

Na visão do Safra, a união entre as companhias deve “gerar sinergias e eliminar ineficiências” para os dois lados.

Tanto B2W quanto Lojas Americanas têm assistido a um robusto ganho de mercado por parte de Magazine Luiza (MGLU3) e Mercado Livre.

A aquisição também mostra uma consolidação dos players de varejo, que cresceram ao longo de 2020 com a pandemia de covid-19.

Pontos de atenção

Por outro lado, o Banco Safra atenta os investidores para alguns potenciais riscos na combinação das operações das duas empresas.

Para a instituição, há riscos de perda de visibilidade sobre o desempenho dos vários segmentos.

Isso poderia “encobrir os custos reais para alavancar o crescimento nas operações de comércio eletrônico e varejo físico”.

Recomendações sobre B2W e Lojas Americanas

A análise do Safra traz como recomendação final aos investidores que mantenham as ações com LAME3 (se a liquidez não for um problema) e LAME4 (para aqueles que precisam de posições mais líquidas).

No entanto, o banco recomenda que todos estejam atentos à “volatilidade nos preços dos ativos para monitorar uma potencial arbitragem com a relação de troca” de ações entre as empresas.

O detalhamento dos possíveis desdobramentos da operação para cada empresa está disponível para leitura nos dois relatórios (BTOW3 e LAME4) na Central de Conteúdo do Banco Safra.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra