close

Safra de balanços dos bancos vai mostrar desaceleração do crédito e cenário desafiador

Desaceleração da carteira e pressões sobre a qualidade de crédito de pessoa física e pequenas e médias empresas são destaques dos balanços dos bancos

Avenida Faria Lima em SP

Balanços que saem nos próximos dias vão mostrar primeiro trimestre desafiador para o setor bancário | Foto: Getty Images

A temporada de balanços financeiros dos bancos brasileiros referente ao primeiro trimestre já começou. Do lado positivo, os especialistas do Banco Safra destacam mais uma vez Itaú Unibanco e Banco do Brasil, mantendo bons resultados.

Na parte negativa, o Safra prevê resultados mais fracos para Bradesco e Santander Brasil, ainda com a deterioração da qualidade do crédito. Para BTG Pactual e Banco Pan, a expectativa é de resultados neutros, enquanto o Banrisul deve apresentar boa expansão de resultados, mas principalmente devido à sua base de comparação mais fácil.

Saiba mais

Itaú Unibanco e Banco do Brasil devem manter impulso de ganhos positivos, registrando o maior crescimento de empréstimos entre os quatro grandes bancos (11% e 15% de crescimento na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, respectivamente). Os dois bancos também devem apresentar uma expansão saudável da renda líquida com juros.

A qualidade de crédito deve permanecer sob controle, embora apresentando deterioração sequencial tanto nos índices de inadimplência quanto na provisão despesas. Como
resultado, os lucros do Itaú devem aumentar 14% em relação ao ano anterior, sustentando o retorno sobre patrimônio médio (ROAE) acima da marca de 21%, enquanto Banco do Brasil deve aumentar seu lucro líquido em 26% na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, com retorno sobre patrimônio médio de 20%.

O Bradesco deve apresentar resultados fracos, segundo a análise do Safra, com outra queda acentuada no lucro na comparação anual (a estimativa é de -46% na comparação anual, resultando em um
retorno sobre patrimônio médio de 9%), renda líquida com juros ainda negativa com o mercado e deterioração da qualidade do crédito.

Ventos contrários semelhantes são esperados para o Santander, com a incorporação de provisões adicionais relacionadas à Americanas. Como resultado, o Safra espera que o lucro líquido do Santander cairá 51% em relação ao ano anterior, com retorno sobre patrimônio médio de 10%.

Balanços de bancos: BTG Pactual deve trazer resultados medíocres

O BTG Pactual deve entregar resultados “medíocres”, segundo os analistas do Safra, que esperam um crescimento de receita de +7% em relação ao ano anterior, impulsionado pelo bom desempenho em empréstimos corporativos e gestão de ativos e patrimônio, bem como a evolução positiva de Juros e outros, beneficiada pela elevação da taxa Selic.

Por outro lado, a atividade mais fraca do mercado de capitais deve compensar parcialmente o crescimento da receita no trimestre.

Para o Banco Pan, o Safra espera resultados neutros, já que o bom desempenho em a expansão do crédito deve ser compensada pela qualidade de crédito pressionada e maiores despesas operacionais.

O Safra estima que o lucro líquido ajustado (ex-ágio) cai 4% na comparação anual, permanecendo estável no trimestre.

Para o Banrisul, a expectativa é de lucro praticamente estável no trimestre, mas mostrando uma dinâmica de crédito positiva, com bom desempenho em crescimento e qualidade de crédito. Em uma base anual, a linha de fundo deve mostrar um forte crescimento (+56% em relação ao primeiro trimestre do ano passado), principalmente devido a uma base de compensação fácil.

Em resumo, a desaceleração do crescimento da carteira dos grandes bancos e as pressões sobre a qualidade de crédito (especialmente em pessoa física e pequenas e médias empresas) são os principais destaques do cenário negativo que para os bancos brasileiros no primeiro trimestre.

Na avaliação do Safra, esses fatores devem se traduzir em um primeiro trimestre desafiador para o setor bancário. No entanto, dentro da cobertura de ações do Safra, dinâmicas diferentes são consideradas, com alguns players aproveitando a taxa de juros mais alta e melhores níveis de qualidade de crédito, enquanto outros enfrentam mais desafios essas frentes.

Íntegra da análise do Banco Safra.

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra