close

Uber deixa Bruxelas após perder processo trabalhista

Aplicativo de transporte tinha 2 mil motoristas rodando na capital belga. Questão trabalhista foi o motivo para o fim da operação

Foto de dentro de carro à noite com o aplicativo da Uber ligado

Além da paralisação do serviço, a Uber terá que pagar uma multa de 300 mil euros (R$ 1,9 milhão) | Foto: Getty Images

Após perder um processo na Bélgica, a Uber anunciou que deixará de oferecer seu serviço em Bruxelas, capital do país, a partir desta sexta-feira, 26.

Pelo Twitter, a empresa confirmou o encerramento das operações na cidade. Segundo a empresa, 2 mil motoristas trabalhavam com a plataforma na capital.

A medida veio após uma decisão judicial de cunho trabalhista contra a Uber divulgada pelo Tribunal de Apelações de Bruxelas.

“A partir desta sexta-feira, você não vai poder fazer um passeio de Uber na capital da UE Bandeira da União Europeia. Estamos decepcionados com a decisão do tribunal de hoje de fechar nosso aplicativo em Bruxelas, que vai contra as ambições digitais e verdes da Comissão Europeia”.

A Comissão Europeia é a instituição que representa a defende o bloco da União Europeia.

Na tentativa de reverter a situação, a empresa de transporte iniciou uma campanha para que as pessoas assinem uma petição. O objetivo é permitir que os motoristas continuem a usar o serviço na cidade, sem interrupções.

Todos os trabalhadores com os quais a Uber tem conexão são profissionais, com habilitação VVB – que permite que eles dirijam limusines. Além da paralisação do serviço, a Uber foi condenada ainda a pagar uma multa de 300 mil euros (R$ 1,9 milhão).

Calvário da Uber na Europa

Os problemas começaram em 2015, um ano após a companhia entrar no município. A empresa Taxi Vert entrou com um processo contra o aplicativo, alegando que o mesmo não cumpria a legislação referente à empregabilidade dos motoristas.

De acordo com a CNBC, os motoristas afetados bloquearam vias importantes na cidade na quinta-feira, 25, em protesto à decisão da corte.

Segundo o portal, o governo de Bruxelas afirmou que trabalhará em uma proposta para reformar a indústria de táxis e carros particulares da região.

Além disso, as autoridades disseram que vão “procurar ativamente por uma solução temporária” para o Uber. No entanto, a companhia enfrenta problemas em muitos outros países europeus, justamente pela questão trabalhista.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra