close

No campo da saúde, Brasil e Argentina jogam mal contra a covid

A Argentina tem 35,81% da população totalmente vacinada contra a covid, à frente do Brasil, com 31,53%, mas ambos perdem feio dos vizinhos Chile e Uruguai

brasil e argentina em campo

Em cada mil casos oficialmente registrados de covid-19, no Brasil morrem 28 e na Argentina, 22 | Foto: Reprodução

No campo da guerra ao vírus da covid-19, é difícil saber quem está pior entre o Brasil e a Argentina. No campo esportivo, os dois times nem chegaram a jogar mais de cinco minutos por causa das medidas sanitárias. Mas os dados oficiais de números de mortes, casos e doses de vacina aplicadas mostra um desempenho preocupante em ambos os lados.

A taxa de mortalidade no Brasil é maior, de 2,8%, contra 2,2% da Argentina. Significa que em cada mil casos oficialmente registrados, no Brasil morrem 28 e na Argentina, 22 segundo dados da universidade Johns Hopkins

O Brasil registrou uma morte para cada 365 habitantes. A Argentina, uma morte para cada 399 habitantes. Nesse quesito, a situação é praticamente de empate na tragédia da covid-19.

Brasil e Argentina estão longe de derrotar a covid

Grágico da Universidade Oxford

O Brasil acumula 20,9 milhões de casos confirmados de covid e 583,6 mil mortes. Na Argentina, foram 5,2 milhões de casos 112,5 mil mortes.

Um fator importante a considerar, ao comparar estes números, é a proporção em relação à população. O Brasil tem 213,3 milhões de habitantes, segundo a estimativa mais recente publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na Argentina, são 44,9 milhões. O número de habitantes do Brasil é 4,7 vezes o da Argentina.

Em número de doses de vacinas aplicadas, o Brasil acabou de ultrapassar o total de 201 milhões, enquanto a Argentina chegou aos 44,7 milhões.

Em temos de oferta de vacina, o Brasil administrou quase uma dose por habitante (0,94%). Estatisticamente, a Argentina praticamente já chegou à proporção de uma dose por habitante.

O Brasil tem hoje 66,5 milhões de habitantes totalmente imunizados, e a Argentina 16,1 milhões. O Brasil vacinou totalmente um em cada 3,2 habitantes, e a Argentina, um em cada 2,7.

Os dois países vacinaram cerca de um terço da população

A Argentina tem 35,81% da população totalmente vacinada. O Brasil perde, com 31,53%.

Em termos globais, os dois países estão perdendo, muito atrás dos vizinhos Chile e Uruguai, que já vacinaram 75% e 77% com a primeira dose, respectivamente. Em termos de população totalmente vacinada,, os índices são de 72% e 73%.

Confira os dados comparativos dos Brasil e Argentina aqui.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra