Brasil é o 6º colocado em ranking global de capacidade de energia eólica
País está atrás de China, EUA, Alemanha, Índia e Espanha. Em instalação de usinas, Brasil está entre os três primeiros
04/04/2022O Global Wind Energy Council (GWEC) divulgou nesta segunda-feira, 4, relatório que mostra o Brasil subindo uma posição no Ranking de Capacidade Total Instalada de Energia Eólica Onshore em 2021, passando a ocupar a 6ª posição.
No ano passado, o Brasil foi também o terceiro País que mais instalou usinas de energia eólica no mundo, segundo o GWEC.
Saiba mais
- Eólica e solar já garantem 10% da eletricidade global
- Shell quer instalar parques eólicos no mar ao longo do litoral brasileiro
- Receba diretamente as análises do Banco Safra pelo Telegram
A informação foi dada pela Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica). Conforme a associação, em 2012, o País ocupava o 15º lugar.
No ranking de capacidade instalada do ano passado, o Brasil registrava 21,5 gigawatts (GW) de capacidade instalada em usinas eólicas onshore (em terra firme).
Sendo assim, o País só foi superado pela Espanha (28,3 GW); Índia (40 GW); Alemanha (56,8 GW); Estados Unidos (134,3 GW) e China (310,6 GW).
No olhar global, o Global Wind Report 2022 do Conselho Global de Energia Eólica mostra que a capacidade global aumentou 93,6 GW em 2021.
Dessa forma, a capacidade total acumulada de energia eólica no mundo subiu para 837 GW, o que representa um crescimento ano a ano de 12%. (AE)