close

Butantan anuncia vacina e pede início dos testes

Proposta é produzir inicialmente 40 milhões de doses da Butanvac. Capacidade total do instituto é de 100 milhões de doses por ano

Fachada Instituto Butantan

Expectativa é que, se passar pelos testes e aprovação da Anvisa, a vacina comece a ser aplicada na população em junho | Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O governo do Estado de São Paulo anunciou na manhã desta sexta-feira, 26, que o Instituto Butantan criou uma vacina própria contra a covid-19 e que pedirá autorização imediata à Anvisa para testes em humanos.

A chamada Butanvac foi anunciada em entrevista coletiva na sede do Instituto Butantan, na capital paulista.

“Hoje já temos lotes suficientes pra iniciar estudos clínicos e pretendemos entregar à Anvisa o que chamamos de dossiê. Protocolaremos esse material ainda hoje, afirmou o diretor do Butantan, Dimas Covas.

Segundo Covas, a ideia é finalizar testes clínicos em dois meses e produzir inicialmente 40 milhões de doses da Butanvac. A capacidade produtiva total do instituto é de 100 milhões de doses por ano.

De acordo com o governo, a vacina foi desenvolvida inteiramente por cientistas do Butantan. Os testes pré-clínicos foram realizados em animais.

A expectativa é que, se passar pelos testes e aprovação da Anvisa, a vacina comece a ser aplicada na população em junho.

Dispensa de exportação de insumos

De acordo com o anúncio, a Butanvac dispensa a compra de insumos para a produção que hoje são importados de outros países para produzir a Coronavac.

O pedido de autorização que será encaminhado à Anvisa se refere às fases 1 e 2 de testes da Butanvac.

Nelas serão avaliadas a segurança e a capacidade de promover resposta imune com 1,8 mil voluntários. Na fase 3, participam até 9 mil pessoas.

A tecnologia utilizada na Butanvac usa o vírus inativado da gripe aviária chamada doença de Newcastle para transportar para o corpo do paciente a proteína S (spike) integral da covid-19.

Consórcio

O diretor do Butantan afirmou que o instituto está participando de um consórcio com outras duas instituições de pesquisa, no Vietnã e na Tailândia.

Por isso, as doses que serão produzidas, assim que atenderem o Brasil, serão encaminhadas a outros países.

Segundo Dória, uma nova fábrica de vacinas do Instituto Butantan está sendo construída próxima à instituição e estará pronta em setembro.

No entanto, a Butanvac não aguardará a nova planta para ser produzida, segundo o governo.

Reprodução/YouTube

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra