Butantan desenvolve soro que reduz danos da covid-19
Experiência inédita criou anticorpos a partir do novo coronavírus inteiro para desenvolver soro que está em análise na Anvisa
08/03/2021Não existe remédio para covid-19, mas alguns poucos centros de pesquisa no mundo estão em fase avançada de desenvolvimento de um soro que ameniza os sintomas mais importantes da doença.
O Butantan é um deles, o único a desenvolver o soro a partir do vírus inteiro. A descoberta, segundo os pesquisadores, tem potencial para tratar quadros decorrentes da contaminação pelas diferentes cepas do novo coronavírus identificadas em diferentes países, como a variante brasileira de Manaus.
Por trás da pesquisa brasileira, trabalha uma das maiores especialistas em microbiologia molecular do mundo, Ana Marisa Chudzinki, doutora pelo francês Instituto Pasteur, conselheira de Ciência, Tecnologia e Inovação da cidade de São Paulo e diretora de inovação do Butantan.
Soro conteve danos pulmonares em animais
Ela e sua equipe acabam de submeter à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, o preparo que pode salvar vidas e reduzir drasticamente os danos em pacientes com os sintomas mais graves da doença, como a inflamação e danos pulmonares que mataram mais de 265,5 mil brasileiros.
“Estamos muito otimistas com os resultados que tivemos com ‘teste em vivo’”, diz a pesquisadora. O soro do Butantan foi testado em animais sem e com a doença. Nos hamsters adoecidos pela covid-19, os sintomas pulmonares (responsáveis pela falta de oxigênio) foram revertidos com sucesso.
“Não há como apressar a autorização da Anvisa, pois é sempre importante que haja uma avaliação criteriosa antes do uso de soros em humanos”, explica a biologista, que teve de dividir o único laboratório da capital paulista com segurança adequada para o trabalho com vírus, o da Universidade de São Paulo, com pesquisadores de vacina.
“É uma corrida de todos os lados, nunca nos preparamos para isso. Mas temos todos os sinais de que o processo de aprovação não deve se alongar”