close

Cão-robô de ‘Black Mirror’ vai fiscalizar fronteira nos Estados Unidos

Como no episódio do seriado 'Black Mirror', da Netflix, cão-robô será usado na fronteira dos Estados Unidos para caçar imigrantes ilegais

Robô cão

Cães robóticos são testados para barrar migrantes na fronteira dos Estados Unidos | Foto: Divulgação/Ghosts Robotics

O Departamento de Segurança Interna está testando a tecnologia de robótica para patrulhar a fronteira com o México, onde as autoridades enfrentam dificuldades para conter a invasão de imigrantes por terra. A nova arma para ampliar a fiscalização é um câo-robô de última geração, que anda em qualquer terreno ativado por controle remoto.

Os cães-robôs são oficialmente conhecidos como “veículos automatizados de vigilância terrestre”, e já jão usados em muitas atividades onde há risco para o trabalho humano. A segurança interna dos Estados Unidos informou que os cães robóticos podem se tornar os novos melhores amigos dos policiais de patrulha de fronteira.

Saiba mais

Os robôs são capazes de escalar terrenos acidentados, não precisam de água ou comida e não têm medo de cobras cascavéis comuns na região desértica d fronteira.

Eles são equipados com câmeras de monitoramento remoto e podem ampliar a capacidade de fiscalização das equipes que fazem o patrulhamento na região.

Cão-robô ajuda a polícia, mas bateria ainda tem pouca autonomia

A desvantagem é que os robôs funcionam com baterias, o que lhes dá apenas quatro horas de autonomia em campo.

Embora um robô não possa fazer uma prisão, ele pode filmar e transmitir imagens em áreas remotas do deserto e transmitir dados em tempo real para as equipes policiais.

Os funcionários da Alfândega e da Patrulha de Fronteira esperam usá-los como um “multiplicador de força”, mas ainda não há cronograma para implantá-los, segundo informou a CNN.

Os cães-robos já foram mostrados em ação na série “Black Mirror”, da Netflix. No episódio “Metalhead”, o quinto da quarta temporada, filmado em preto e branco, mostra a personagem Bella (Maxine Peake) tentando fugir de cães robóticos após um colapso inexplicável da sociedade humana. Os “cães” foram inspirados nos cães robóticos da Boston Dynamics como o BigDog.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra