Cão-robô de ‘Black Mirror’ vai fiscalizar fronteira nos Estados Unidos
Como no episódio do seriado 'Black Mirror', da Netflix, cão-robô será usado na fronteira dos Estados Unidos para caçar imigrantes ilegais
21/02/2022O Departamento de Segurança Interna está testando a tecnologia de robótica para patrulhar a fronteira com o México, onde as autoridades enfrentam dificuldades para conter a invasão de imigrantes por terra. A nova arma para ampliar a fiscalização é um câo-robô de última geração, que anda em qualquer terreno ativado por controle remoto.
Os cães-robôs são oficialmente conhecidos como “veículos automatizados de vigilância terrestre”, e já jão usados em muitas atividades onde há risco para o trabalho humano. A segurança interna dos Estados Unidos informou que os cães robóticos podem se tornar os novos melhores amigos dos policiais de patrulha de fronteira.
Saiba mais
- Invista com segurança e baixo valor de aplicação
- Cão-robô consegue emprego de segurança na Vale
- Cão robô é nova arma da Força Aérea americana
Os robôs são capazes de escalar terrenos acidentados, não precisam de água ou comida e não têm medo de cobras cascavéis comuns na região desértica d fronteira.
Eles são equipados com câmeras de monitoramento remoto e podem ampliar a capacidade de fiscalização das equipes que fazem o patrulhamento na região.
Cão-robô ajuda a polícia, mas bateria ainda tem pouca autonomia
A desvantagem é que os robôs funcionam com baterias, o que lhes dá apenas quatro horas de autonomia em campo.
Embora um robô não possa fazer uma prisão, ele pode filmar e transmitir imagens em áreas remotas do deserto e transmitir dados em tempo real para as equipes policiais.
Os funcionários da Alfândega e da Patrulha de Fronteira esperam usá-los como um “multiplicador de força”, mas ainda não há cronograma para implantá-los, segundo informou a CNN.
Os cães-robos já foram mostrados em ação na série “Black Mirror”, da Netflix. No episódio “Metalhead”, o quinto da quarta temporada, filmado em preto e branco, mostra a personagem Bella (Maxine Peake) tentando fugir de cães robóticos após um colapso inexplicável da sociedade humana. Os “cães” foram inspirados nos cães robóticos da Boston Dynamics como o BigDog.