close

Princesa Mako do Japão abre mão da realeza e se casa com plebeu

Para se casar com o advogado que namora há 9 anos, a princesa Mako do Japão abriu mão da realeza e do pagamento de mais de US$ 1 milhão

Princesa Mako e o noivo plebeu

A princesa Mako, neta mais velha do imperador Akihito, está noiva do plebeu Kei Komuro desde 2017 | Foto: Reprodução

Após anos de controvérsia, a princesa japonesa Mako, se casará este mês, mas ela renunciará aos ritos tradicionais e não aceitará um pagamento habitual dado às mulheres reais que se casam com plebeus.

“A princesa Mako se casará em 26 de outubro”, informou um funcionário da Família Imperial, acrescentando que “cerimônia de casamento, banquete de recepção e outros rituais não serão realizados, e um pagamento fixo não será fornecido”.

A princesa Mako, neta mais velha do imperador Akihito, está noiva do plebeu Kei Komuro desde 2017. O casal se conheceu na Universidade Cristã Internacional de Tóquio em 2012.

Mako, filha do príncipe herdeiro do Japão, suportou anos de críticas e boatos sobre seus planos de se casar com Komuro, também de 29 anos.

As regras de sucessão imperial do Japão significam que Mako perderá seu título após o casamento.

Dívidas da mãe do noivo atrasaram casamento da princesa Mako

Seu noivo enfrentou resistências diante de alegações de que sua mãe pegou dinheiro emprestado de um ex-noivo e não conseguiu retribuir.

O casal adiou o casamento, e Komuro se mudou para os Estados Unidos para estudar direito, em um movimento que foi amplamente visto como uma tentativa de desarmar a atenção negativa.

Agora o casal parece ter decidido que esperou o suficiente, e a expectativa é de que após o casamento eles devem morar em Nova York, onde Komuro trabalha como advogado.

Komuro retornou ao Japão no início desta semana e está em quarentena obrigatória de 14 dias seguindo as regras do Japão de prevenção à covid. O casal deve se encontrar pela primeira vez em cerca de três anos no dia 11 de outubro.

Mako se tornará a primeira integrante da família real a renunciar aos rituais matrimoniais tradicionais e a um pagamento – supostamente até US $ 1,3 milhão – desde a Segunda Guerra Mundial, de acordo com a mídia japonesa.

O tumulto em torno de seu casamento, e a decisão do casal de se mudar para os Estados Unidos, fizeram comparações inevitáveis com outro casal real: o príncipe britânico Harry e Meghan Markle.

Mako é irmã do príncipe Hisahito, 15 anos, atualmente o único herdeiro masculino elegível ao trono além de seu pai.

O Trono do Crisântemo do Japão só pode passar para membros masculinos da família, e os filhos da realeza feminina que se casam fora da aristocracia não estão incluídos. (Agências)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra