Compras de Páscoa pedem cuidados a mais no online
No segundo ano de Semana Santa sob a pandemia, o e-commerce se aprimorou para atender pedidos de última hora
31/03/2021No segundo ano de Páscoa sob a pandemia, o e-commerce se aprimorou para atender pedidos de última hora. Mas as compras da Semana Santa pedem cuidados a mais com o comércio online. Veja abaixo, dicas do Procon.
O comércio online cresceu mais de 40% no Brasil, mas para alimentos e bebidas chegou a 60%, o que foi acompanhado pelo aumento nas reclamações das compras por meios digitais. Os dados são do relatório Webshoppers 43, da consultoria Ebit/Nielsen.
Existem, porém, alguns cuidados que o consumidor precisa tomar para garantir uma boa compra online e sua chegada. Principalmente em relação ao prazo, vital para a preparação da ceia de Páscoa.
Cobrança indevida no online cresceu mais
As queixas que mais cresceram dizem respeito à cobrança indevida ou abusiva: de 10 mil para 25 mil no Estado de São Paulo, segundo levantamento do Procon.
Mas problemas com a entrega continuam a ser os mais numerosos. Foram 38 mil no segundo semestre de 2020 contra 31 mil, no primeiro.
Atenção pode garantir sucesso da compra
Marcos Vinicius Pujol, diretor da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor, do Procon, diz que a atenção redobrada em algumas etapas da compra online podem definir o seu sucesso.
“O Código de Defesa do Consumidor veta aumento abusivo ou injustificado”, diz o diretor.
“Mas vivemos em uma livre-concorrência e a melhor forma de encontrar preços justos ainda é pesquisar e comparar, como sempre recomendamos na compra física.”
Dicas do Procon para fazer boas compras na Semana Santa de isolamento social
- Pesquise. Não compre no primeiro site ou aplicativo que aparecer nas suas redes sociais ou mesmo os indicados por amigos. Os preços podem variar entre as marcas de e-commerce. Preços de produtos importados como o bacalhau podem ter variações gigantes.
- Atenção ao preço do frete. Muitas promoções parecerão atrativas e só depois de fechadas é que o valor do frete será apresentado. Principalmente em aplicativos de pagamento automático, o valor da entrega pode passar despercebido e encarecer muito a compra.
- Prazo de entrega. Certifique-se de que o prazo que você espera receber as compras é dentro do proposto pelo e-commerce que escolheu. Avisos discretos como “Devido à pandemia nossas entregas podem atrasar” não devem ser subestimados: a reclamação por atrasos de compras online está entre as mais recebidas pelo Procon.
- Se for possível, prefira os postos de venda próximos de casa, mesmo que a compra seja digital. O transporte de alimentos frescos e congelados é sempre um desafio, sobretudo em tempos de alta demanda.
- Compre o essencial. Essa será uma Páscoa restrita. Celebrar não precisa ser sinônimo de mesa farta como em tempos sem restrições em que podemos circular pessoalmente por entrepostos com calma, escolhendo os melhores produtos e preços.