close

Construção pesada ganha apoio do Fundo Garantidor de Investimentos

O setor de construção pesada passa a ser considerado de interesse da economia nacional, e ganha reforço de garantia de crédito oficial

construção pesada

A concessão e a administração das garantias serão regulamentadas pelo Fundo Garantidor de Investimentos | Foto: Getty Images

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva incluiu a construção pesada para infraestrutura dentre os setores de interesse da economia nacional, segundo decreto do presidente, publicado hoje no Diário Oficial da União (DOU). Com isso, as empresas do setor poderão ter crédito para investimento garantido pelo Fundo Garantidor de Investimentos (FGI).

“Fica estabelecido como de interesse da economia nacional o setor de construção pesada para infraestrutura relacionado aos programas prioritários do governo federal”, informa o decreto.

Com isso, as empresas do setor da construção civil poderão ter acesso à garantia de risco de crédito de FGI em operações de financiamento e empréstimo voltados à provisão de recursos financeiros para a execução de obras de construção pesada para infraestrutura.

FGI amplia garantia de crédito para a construção pesada

Ao complementar as garantias oferecidas pelas empresas, o BNDES FGI aumenta as chances de aprovação dos pedidos de crédito, sendo, portanto, uma alternativa real de suporte às ambições de crescimento dessas empresas.

A concessão e a administração das garantias serão regulamentadas pelo Fundo Garantidor de Investimentos.

O estatuto do fundo deverá prever o limite que poderá ser comprometido com outorga de garantia para operações com empresas cadastradas nos códigos Classificação Nacional das Atividades Econômicas (CNAEs), que não poderá ultrapassar 20% do valor máximo de exposição do fundo na prestação de garantias. O decreto entra em vigor sete dias. (Valor Econômico)

Abra sua conta no Banco Safra.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra