Demanda por caixas de papelão é recorde nos EUA
Procura bateu recorde em 2020 por causa do isolamento social e consequente expansão do comércio eletrônico
01/04/2021A produção de caixas de papelão foi a mais alta da história no ano passado nos Estados Unidos.
A produção chegou a 124 bilhões de metros quadrados, segundo a associação dos fabricantes. O aumento ano a ano foi de 3,4%, equivalente a cerca de 768 quilômetros quadrados de papelão ondulado adicionais. O suficiente para cobrir a cidade de Nova York, com sobra.
O aumento é resultado da expansão do comércio eletrônico em tempos de isolamento social por causa da pandemia de covid-19.
A demanda levou os produtores a elevar os preços para novas máximas, aumentando os problemas da cadeia de abastecimento que se acumulam nas empresas conforme a economia reabre.
Demanda inflaciona custos
Segundo o Wall Street Journal, trata-se de mais um problemas para as empresas que já enfrentam preços recordes de madeira, falta de contêineres e e inflação dos fretes para transporte de mercadorias.
Em maio, a WestRock Co., segunda maior produtora de papelão para embalagens, cortou seus dividendos em mais da metade, por precaução diante do cenário do setor industrial.
“A demanda por caixas caiu por dois meses, mas a partir de junho voltou com força total com a reabertura da economia e o estímulo econômico”, disse ao jornal americano Adam Josephson, analista de papel e embalagens da KeyBanc Capital Markets.
Os produtores acreditam que a demanda deva continuar crescendo este ano, mas em ritmo mais lento do que em 2020.