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Fluxo de veículos e aumento de pedágios melhoram resultados da Ecorodovias

Companhia opera concessões rodoviárias teve prejuízo de R$ 13 milhões no segundo trimestre deste ano

Aérea das rodovias Imigrantes e Anchieta, da Ecorodovias

Em relatório, Safra reforça recomendação de compra para as ações ECOR3, com preço-alvo (potencial) de R$ 13,40 | Foto: Divulgação

Mesmo tendo prejuízo de R$ 13 milhões no segundo trimestre deste ano, a Ecorodovias (ECOR3) apresentou resultados neutros e em linha com as estimativas.

A conclusão é do Banco Safra, que divulgou relatório sobre o balanço da companhia. Além de destacar os principais pontos, o Safra manteve na análise a recomendação de compra para os papéis ECOR3, com preço-alvo (potencial) de R$ 13,40.

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No mesmo período do ano passado, a concessionária teve lucro líquido de R$ 127 milhões. Conforme o Safra, o resultado deste ano foi pressionado principalmente pela queda de 11% na comparação anual no faturamento da empresa.

O desempenho foi novamente influenciado pelo encerramento de duas concessões de rodovias (Ecocataratas e Ecovia Caminho do Mar), que respondiam por cerca de 20% da receita líquida.

Excluindo Ecocataratas, Ecovia Caminho do Mar, Ecovias do Cerrado e Araguaia, a receita líquida teria crescido e sido impulsionada pelo aumento de 5,5% na comparação anual no volume de tráfego comparável.

Esse volume seria rentabilizado pela recuperação do volume de veículos leves (aumento de 10% no ano), e o aumento tarifário de 3,9% na comparação interanual.

Porém, o Safra pondera que o Ebitda da Ecorodovias caiu 19% no ano (8% abaixo da estimativa do banco), para R$ 463 milhões, impactado pela queda de receita mencionada acima, e pelo aumento de 13% na comparação anual no custo caixa da empresa, para R$ 270 milhões.

Por fim, como resultado da maior alavancagem da empresa e do aumento das taxas de juros do país, o prejuízo financeiro líquido da Ecorodovias aumentou 72% no ano, para R$ 286 milhões.

No caso da recomendação de compra para o papel ECOR3, o Safra diz que a ação tem potencial atraente de valorização, com taxa interna de retorno (TIR) real de 13,5%, um aumento de 717 bps (pontos-base) – ou 7,17 pontos percentuais – sobre os títulos indexados à inflação brasileiros de 10 anos (NTN-B 2035).

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Vale a pena investir em ECOR3?

  1. Melhora de projetos adquiridos recentemente;
  2. Foco no core business: apesar de ainda operar o Ecoporto, a Ecorodovias já anunciou sua intenção de alienar e focar apenas na concessão de rodovias nos próximos leilões a serem realizados;
  3. Retorno atraente.

Quais os riscos ao investir em ECOR3?

  1. Volumes de tráfego de rodovias estão altamente correlacionado com o desempenho do PIB do país;
  2. Embora o pipeline de novos projetos seja extenso, ainda não temos visibilidade sobre suas potenciais Taxas Internas de Retorno;
  3. Ajustes de taxas que dependem da aprovação do poder concedente, que pode ser negada ou postergada gerando desequilíbrios nos contratos; e
  4. Estouro no orçamento de despesas de capitais.

Sobre a Ecorodovias

A Ecorodovias, negociada na B3 sob o ticker ECOR3, é uma companhia de infraestrutura, que opera concessões rodoviárias.

As operações da Ecorodovias baseiam-se em sistemas logísticos formados pela integração entre as concessões rodoviárias situadas em áreas estratégicas do território brasileiro com plataformas logísticas, que visam integrar terminais logísticos intermodais, terminais portuários, terminais retro portuários, centros de distribuição, recintos alfandegários e portos.

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