close

Fed eleva os juros nos EUA pela 4ª vez seguida

O Fed aumentou os juros em 0,75 ponto percentual pela quarta vez consecutiva; a nova taxa de juros subiu para a faixa de 3,75% a 4% ao ano

Símbolo do Fed

O Fed busca alcançar o máximo de emprego e inflação à taxa de 2% no longo prazo | Foto: Getty Images

O Federal Reserve (Fed, banco central americano) aumentou os juros em 0,75 ponto percentual pela quarta vez consecutiva. A nova taxa de juros subiu para a faixa de 3,75% a 4%, em linha com aquilo que era esperado pelo mercado.

Em comunicado, o Fed informou que indicadores recentes apontam para um crescimento modesto nos gastos e na produção.

Saiba mais

“Os ganhos de emprego foram robustos nos últimos meses e a taxa de desemprego permaneceu baixa. A inflação permanece elevada, refletindo desequilíbrios de oferta e demanda relacionados à pandemia, preços mais altos de alimentos e energia e pressões mais amplas sobre os preços”, informou a autoridade.

Segundo o comunicado, o comitê busca alcançar o máximo de emprego e inflação à taxa de 2% no longo prazo. E, em razão disso, a autoridade decidiu aumentar a faixa-alvo para a taxa dos fundos federais.

“O Comitê antecipa que os aumentos contínuos na faixa da meta serão apropriados para atingir uma postura de política monetária suficientemente restritiva para retornar a inflação a 2% ao longo do tempo”, informou o comunicado do Fed.

O comunicado informou ainda que ao determinar o ritmo de aumentos futuros da meta, o Fed levará em conta o aperto acumulado da política monetária, as defasagens com que a política monetária afeta a atividade econômica e a inflação e a evolução econômico e financeira. “O Comitê está fortemente comprometido em devolver a inflação ao seu objetivo de 2%”. informou o Fed.

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra