close

Fed prevê período de rápido crescimento para os EUA

Jerome Powell, presidente do Banco Central americano, diz que economia está ingressando em era de crescimento e empregos

presidente do Federal Reserve

Jerome Powell afirma que a maioria dos dirigentes do Fed considera apropriada novas altas dos juros nos EUA neste ano | Foto: Divulgação

O presidente do Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, Jerome Powell, afirmou nesta quarta-feira,14, que os Estados Unidos estão entrando em um período de rápido crescimento e criação de empregos.

Durante um evento virtual do Clube Econômico de Washington, o dirigente voltou a dizer que a economia está em um “ponto de inflexão”.

No entanto, o líder do Fed alertou para a possibilidade de haver uma nova onda da pandemia, com aumento de infecções, devido às novas variantes do coronavírus, que se disseminam mais rápido. “Os riscos ainda permanecem”, declarou.

Dívida é considerada sustentável

Ao ser questionado sobre o impacto da expansão fiscal do governo Joe Biden na inflação, Powell respondeu que os dirigentes da autoridade monetária “não dão conselhos” ao Congresso e ao governo.

De acordo com ele, o nível atual da dívida pública americana é “bastante sustentável” e a rolagem pode ser feita. No entanto, ele alertou para a trajetória da dívida no longo prazo, que ele classifica como “insustentável”.

Atividade cresce em ritmo moderado

A atividade econômica nos Estados Unidos acelerou para um ritmo moderado entre fevereiro e abril, com um fortalecimento dos gastos do consumidor, segundo avaliações que constam no Livro Bege, sumário das condições econômicas publicado nesta quarta-feira, 14, pelo Federal Reserve.

O cenário para serviços não financeiros, “no geral melhorou”, apoiado pelo “fortalecimento da demanda por serviços de transporte, profissionais e de negócios, lazer e hotelaria”, de acordo com a publicação.

Segundo o documento, as expectativas para o turismo estão mais otimistas, tendo em vista uma alta na demanda a redução de restrições de mobilidade no país para tentar conter a covid-19, um aumento da vacinação e os estímulos fiscais.

Outro setor que registrou aumento foram as vendas de carro, com o relatório destacando que o movimento ocorreu a despeito da escassez global de chips.

Inflação com leve aceleração

O nível de inflação nos Estados Unidos acelerou levemente, de acordo com o Livro Bege, que detalha a situação da economia em cada um dos 12 distritos do banco central americano. De acordo com a publicação, muitos distritos reportaram um aumento modesto nos preços, enquanto outros registraram uma alta mais robusta.

Custos de insumo aumentaram em todas as áreas desde o último relatório, em especial nos setores de manufatura, construção, varejo e transportes.

Houve ainda aumento generalizado nos preços de vendas, sem acompanhar, porém, os preços de custos, informa o Livro Bege. Segundo o documento, é esperado, a curto prazo, uma alta contínua nos preços.

De acordo com a publicação, a alta nos preços foi parcialmente provocada por gargalos na cadeia de suprimentos, que, em alguns casos, foram exacerbados por problemas de ordem climática em meio ao inverno no hemisfério norte. (AE)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra