close

Fed deve manter juros inalterados até o terceiro trimestre de 2024

Análise de macroeconomia do Banco Safra avalia o cenário da política monetária nos EUA após a manutenção dos juros na semana passada

vista de Ny

A maior prudência também tem se refletido na relativa estabilidade da demanda por mão de obra das empresas desde o início do ano | Foto: Getty Images

O ciclo de aumento da taxa de juros tem apertado as condições de crédito para as empresas e famílias nos Estados Unidos. A taxa de juros hipotecária de 30 anos atingiu 7,9% no mês passado e, consequentemente, os pedidos de crédito imobiliário caíram cerca de 18% em relação a outubro do ano passado.

Além disso, o crédito ao consumidor tem desacelerado substancialmente e está abaixo do padrão anterior à pandemia. O presidente do banco central americano, Jerome Powell, afirmou recentemente que o aperto monetário já implementado terá efeitos defasados na economia, impactando os próximos meses.

Saiba mais

A renda disponível das famílias tem arrefecido recentemente, em linha com o que se espera em uma fase de aperto monetário. Em primeiro lugar, a remuneração total dos trabalhadores desacelerou com a estabilização da demanda por trabalhadores, que tem se mantido estável nos últimos trimestres.

Em segundo lugar, o pagamento de impostos está se normalizando, após a redução da alíquota de imposto de renda em vários estados na virada do ano e a postergação do pagamento do imposto de renda federal de abril para setembro, ainda como consequência das políticas durante a Covid-19.

Assim, a renda disponível aumentou em apenas US$ 24 bi no terceiro trimestre de 2023 em relação ao semestre anterior. Vale notar que os efeitos do aumento da inflação em 2022 na renda real não foram compensados, estando essa renda atualmente abaixo da tendência histórica.

Apesar da evolução moderada da renda disponível, o consumo das famílias se expandiu em US$ 79 bi no terceiro trimestre deste ano, em relação ao trimestre anterior (+1,7% t/t). Esse forte aumento da despesa pessoal somente foi possível com redução da taxa de poupança pessoal e de seu estoque. Se a taxa de poupança não tivesse ficado bem abaixo do seu nível histórico, o consumo das famílias teria expandido apenas 0,3% no trimestre.

Olhando para frente, a atual taxa de poupança não parece sustentável, segundo avaliação dos especialistas do Banco Safra, pois ela depende do uso da poupança acumulada durante a pandemia, quando as famílias tiveram um aumento de renda inesperado e passavam por um período de restrição ao consumo de serviços, especialmente aquele que envolvem interação presencial.

Estima-se que com a atual taxa de poupança, o estoque de poupança acumulado deva se exaurir no segundo trimestre do próximo ano. Finalmente, cerca de 39 milhões de pessoas voltaram a
pagar o empréstimo estudantil em outubro, ao fim do período em que esses pagamentos foram suspensos como medida mitigatória durante a pandemia. Esses dois eventos devem pesar sobre o orçamento familiar, com impacto baixista no consumo das famílias.

Taxas de juros nos EUA devem ser mantidas até o terceiro trimestre de 2024

Os empresários, a par das consequências da gradual mudança de comportamento dos consumidores, têm sido cautelosos, . Como destacado no último Livro Bege (de 18 de outubro), os consumidores estão mais resistentes a aumento de preços dos produtos.

Assim, novas encomendas de produtos manufaturados continuam em retração e de não manufaturados estão desacelerando. Importante destacar que o aumento de encomendas de fábrica de setembro foi pontual e concentrado em aviação, ou seja, não houve incremento disperso.

A maior prudência também tem se refletido na relativa estabilidade da demanda por mão de obra das empresas desde o início do ano, o que tem levado à desaceleração dos salários e dos custos de produção.

Considerando este cenário, o Banco Safra reiterou a projeção de que o núcleo de inflação ao consumidor deve desacelerar de 3,8% nesse ano para 2,6% em 2024. Nesse ambiente, o Safra acredita que o Fed já tenha encerrado o ciclo de aumento de juros e manterá o atual patamar até o terceiro trimestre do próximo ano.

Íntegra da análise macroeconômica do Banco Safra.

Abra sua conta no Banco Safra.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra