Maior festival de criatividade do mundo celebra a vida sustentável
Festival colaborativo de criatividade terá atividades em dezenas de cidades do mundo de 20 a 22 de abril; confira a programação em São Paulo
19/04/2022O Dia Mundial da Criatividade/World Creativity Day (WCD), maior festival colaborativo de criatividade do mundo, terá atividades gratuitas nos dias 20, 21 e 22 de abril em 100 cidades brasileiras e outras 30 no mundo, como parte da celebração do World Creativity Day.
Com o tema “Celebrar a Vida”, o evento em 5ª edição vai realizar mais de 1,5 mil atividades gratuitas (presenciais e online). A data (21 de abril), que entrou para o calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2017, tem como objetivo fomentar e contribuir para uma agenda de inovação e desenvolvimento humano sustentável.
Em São Paulo, o Dia Mundial da Criatividade/ World Creativity Day tem como parceira e líder local A Vida no Centro, plataforma de inovação social e experiências urbanas a partir do Centro de São Paulo criada pelos jornalistas e articuladores urbanos Denize Bacoccina e Clayton Melo.
“Cocriada colaborativamente, a programação do WCD São Paulo traz um mosaico muito rico da comunidade criativa de São Paulo, com atrações voltadas para a diferentes interesses. Da inovação corporativa e universo de startups ao futuro do trabalho, passando por economia circular, cinema expandido e discussões sobre ESG, entre outras coisas”, diz Clayton Melo, cofundador da plataforma A Vida no Centro, Cocurador e Líder Local do WCD São Paulo.
“Teremos uma programação variada, com atividades em vários locais da cidade, como Vila Madalena, Praça Roosevelt e Santa Cecília, focando cada dia num local, de forma que as pessoas possam aproveitar da melhor forma este momento de redescoberta da cidade”, diz Denize Bacoccina, cofundadora da plataforma A Vida no Centro, Cocuradora e Líder Local do WCD São Paulo.
Atrações do Dia Mundial da Criatividade em São Paulo
A programação completa do evento está no site dos organizadores. O festival é colaborativo e realizado com a participação de voluntários e parceiros que ajudam a organizar e a montar a programação. As atividades se estruturam ao redor de quatro eixos: emoções, diversidade, aprendizagem e sustentabilidade.
A programação conta com diferentes formatos, como palestras, rodas de conversa, apresentações culturais, exposição, workshops, tours, oficinas e feira de economia criativa, com destaque para brechós.
O festival em São Paulo começa no dia 20 de abril no Learning Village, que vai concentrar as atividades presenciais voltadas à inovação, tecnologia, futuro do trabalho, startups e design.
A sessão criativa ‘Construindo futuros para pessoas e empresas’ vai expor “métodos para inovar e desenvolver a capacidade de desenhar futuros desejáveis e aprender a navegar num mundo mais complexo e instável”.
Entre os assuntos abordados estão a open talent economy e o novo mundo do trabalho, competências e habilidades para garantir o futuro profissional e as mudanças no ecossistema de inovação e criatividade pós-pandemia e em meio aos efeitos da crise geopolítica.
Leandro Mattos, professor da Singularity e CEO na CogniSigns, vai falar sobre a health tech apontada em 2020 nos Emirados Árabes como uma das cinco startups de saúde mais promissoras do mundo – por utilizar neurociência e inteligência artificial.
O tema “Metaverso, presente e futuro: como funciona e qual o impacto na sociedade”, será abordado por Rawlinson Terrabuio, filósofo e cofundador da Beenoculus, empresa do mercado de soluções para realidade virtual com atuação na América Latina.
Outro destaque será o tema “Bioimpressão 3D ao vivo: de órgãos a alimentos personalizados”, com explicação e demonstração prática das possibidades de uso da impressão 3D, com Letícia Charelli, biotecnologista e especialista em biofabricação.
Consulte a programação completa aqui