close

Frente fria muda o tempo no fim de semana

Frente veio associada a um ciclone extratropical que se organizou no litoral do Rio Grande do Sul, informou a Climatempo

frente fria

A passagem da frente fria provocou chuva forte e rajadas de vento em áreas do Sul do Brasil / Foto: AE

Uma grande frente fria avançou do Sul para o Sudeste do Brasil, rompendo o bloqueio atmosférico e aliviando a onda de calor dos últimos dias.

Segundo a Climatempo, a frente fria que muda o tempo no fim de semana veio associada a um forte ciclone extratropical que se organizou no litoral do Rio Grande do Sul.

A chegada da frente fria virou o tempo em várias áreas do estado Rio de Janeiro, com chuva forte inclusive para a capital fluminense. A virada no tempo chegou na madrugada de sexta-feira, 5 de fevereiro, com raios e fortes rajadas de vento. As áreas de chuva ganharam força durante a tarde e se espalharam mais pelo estado

Este sistema provocou rajadas de vento de 113 km/h em Bom Jardim da Serra, no alto da serra de Santa Catarina, rajada de 86 km por hora em Laguna, no litoral catarinense, e uma rajada de 85 km/h em Santa Vitória do Palmar, no litoral do Rio Grande do Sul.

A passagem desta frente fria provocou chuva forte em áreas do Sul do Brasil e durante esta sexta-feira, a chuva volta a cair forte em áreas do Sudeste do Centro-Oeste do país

Nuvens carregadas crescem também no centro-norte do Brasil em função do ar quente e úmido que está predominando a várias semanas.

Após a passagem de uma frente fria, o ar seco e frio de origem polar se espalha sobre o Sul do Brasil, pelo extremo oeste de São Paulo e sobre o Mato Grosso do Sul.

Essas regiões tiveram a sexta-feira com pouca nebulosidade e bastante sol. A temperatura cai em relação aos últimos dias e o ar fica fresco, principalmente durante a noite.

Grandes áreas de instabilidade se espalham por quase todo o Sudeste e sobre o Centro-Oeste e Norte do Brasil.

Default CTA Default CTA

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra