close

Fumaça de vulcão das Ilhas Canárias chega à Itália

Após explosões no sábado, vulcão em erupção nas Ilhas Canárias provocou nuvens de fuligem que alcançam o norte da África e chegam até a Itália

Vulcão fumaça

A núvem de fumaça e fuligem do vulcão em erupção nas Ilhas Canárias já chega à Itália, mostram imagens de satélite | Foto: Divulgação

A nuvem de fumaça que sai do vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, nas Ilhas Canárias, chegou à Europa no domingo, e nesta segunda-feira já chega à costa da África e se estende até regiões da Itália. Imagens de satélite mostram as emissões da erupção sobre os territórios da Espanha e da França.

Apesar de a área ao redor do vulcão — o Parque Nacional Cumbre Vieja — ser pouco povoada, mais de seis mil pessoas foram evacuadas preventivamente segundo autoridades . O número de desabrigados pode chegar a 10 mil.

Após vários dias de inquietação, o vulcão localizado na ilha de La Palma, nas Ilhas Canárias (Espanha), entrou em erupção no domingo, às 15h12 no horário local.

De acordo com a imprensa local, uma grande explosão foi registrada na área, seguida por uma enorme coluna de fumaça e a expulsão de piroclastos (fragmentos de rocha sólida expelidos durante a erupção).

Foto da explosão feita por morador das Ilhas Canárias no domingo | Foto: Abiás San Gil

Vulcão expeliu lava em brasa no sábado forçando a evacuação preventiva de moradores das Ilhas Canárias

Explosões vulcânicas já haviam lançado lava em brasa para o alto de La Palma no sábado, 25, forçando a pequena ilha espanhola a fechar seu aeroporto e impedindo que algumas pessoas saíssem. Após ter entrado em erupção no domingo passado, 19, o vulcão Cumbre Vieja deu início a uma nova fase explosiva nas Ilhas Canárias.

Como uma das consequências desse cenário, a operadora aeroportuária espanhola Aena informou que o aeroporto de La Palma foi fechado por causa das explosões recentes. O vulcão já expeliu até aqui milhares de toneladas de lava, destruiu centenas de casas e forçou a evacuação de quase 6 mil pessoas da ilha.

“O aeroporto de La Palma está inoperante devido ao acúmulo de cinzas. As tarefas de limpeza já começaram, mas a situação pode mudar a qualquer momento”, informou a Aena por meio das redes sociais.

Trabalhadores varreram cinzas vulcânicas da pista, placas eletrônicas mostravam voos cancelados e o saguão de embarque estava silencioso, pois algumas pessoas que chegaram ao aeroporto descobriram que não seriam capazes de deixar a ilha no Atlântico.

“As medições de vigilância vulcânica realizadas desde o início da erupção registraram a atividade de maior energia até agora durante a tarde de sexta-feira”, disseram os serviços de emergência. La Palma, com uma população de mais de 83 mil habitantes, faz parte de um arquipélago que constitui as Ilhas Canárias.

Vídeos compartilhados nas redes sociais mostraram uma grande onda de choque emanando do local da erupção na sexta-feira. Até o momento, nenhuma morte ou ferimento grave foi relatado por conta da erupção do vulcão. (AE)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra