close

Nuvem de vulcão do Caribe chega ao norte do Brasil

Satélite registrou presença de gases na costa brasileira vindos da erupção do La Soufriere, que fica na ilha São Vicente, no Caribe

vulcao no caribe

O La Soufriere entrou em erupção bombeando nuvens de cinzas a 10 quilômetros e forçando a saída de moradores da região | Foto: Agência Brasil

Gases emitidos pelo vulcão caribenho La Soufriere, que entrou em erupção há quatro dias, foram registradas no litoral brasileiro. Imagens de satélite mostram que parte do dióxido de enxofre (SO2), expelido na erupção, alcançou hoje o norte do Amapá.

Nesta segunda-feira ,12, ocorreu a maior explosão do vulcão até hoje, desde o início da erupção. Rios de lava quente e nuvens de gás se espalham para cada vez mais longe do vulcão, na pequena ilha de São Vicente.

O La Soufriere entrou em erupção na sexta-feira, 9, após décadas de inatividade, bombeando nuvens escuras de cinzas a uma distância de até 10 quilômetros e forçando a saída de moradores da região por terra e por mar. 

Pior erupção, depois de anos de inatividade

Nenhuma morte foi registrada até agora, mas cerca de um terço da área da ilha está isolada e o espaço aéreo continua fechado, enquanto o fornecimento de água e energia elétrica está intermitente em algumas comunidades. 

Vários habitantes da ilha disseram à Reuters que estavam evitando sair, já que as cinzas estão bloqueando o ar e se transformando em algo parecido com cimento em contato com a chuva, dificultando a locomoção a pé, ou por carro. 

“Estamos sofrendo com as cinzas, e fica difícil respirar às vezes”, disse Aria Scott, de 19 anos, uma estudante moradora da capital Kingstown. “Eu não vou lá fora, pois não quero assumir o risco”. 

A explosão de segunda-feira, que aconteceu às 4h no horário local, foi a mais poderosa até hoje, afirmou Erouscila Joseph, diretora do Centro de Estudos Sísmicos da Universidade das Índias Ocidentais, que alertou que a erupção pode causar torrentes de lama conforme as cinzas chegarem aos rios. 

Vulcão matou mais de mil pessoas em 1902

“Acreditamos que mais explosões são possíveis nos próximos dias ou semanas”, disse.

São Vicente e Granadinas, que têm população de pouco mais de 100 mil pessoas, não passa por atividade vulcânica desde 1979, quando uma erupção causou cerca de US$ 100 milhões em prejuízos. A erupção do La Soufriere – que significa “saída de enxofre” em francês – matou mais de mil pessoas em 1902. (Com Agência Brasil)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra