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3 formas de motivar equipes durante uma crise

Artigo elenca caminhos para que o líder motive pessoas em meio à pandemia e à adaptação ao trabalho remoto forçado

Três mulheres dando os cotovelos em sinal de união em meio à pandemia de covid-19

Necessidades psicológicas dos funcionários, como valorização e senso de autonomia devem ser trabalhados | Foto: Getty Images

Em meio aos desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus, como a adaptação ao trabalho remoto, muitos líderes tiveram que encontrar diferentes formas de motivar suas equipes.

Para auxiliá-los neste processo em meio à um crise que se arrasta há mais de um ano, a Harvard Business Review Brasil publicou um artigo que elenca três formas de motivar equipes durante um momento difícil.

As sugestões citadas foram classificadas como “conexão”, “competência” e “autonomia”, as quais estão ligadas a aspectos emocionais dos funcionários, segundo a publicação.

Assinado pela pesquisadora Anne M. Brafford e pelo cientista Richard M. Ryan, o texto detalha as atitudes necessárias para que o líder desenvolva as formas de motivação de sua equipe.

Brafford é doutoranda em psicologia organizacional positiva pela Claremont Graduate University, nos Estados Unidos. Já Ryan é professor da Australian Catholic University, na Austrália, e cofundador e cientista-chefe da consultoria Immersyve.

Responsabilidade da liderança

Brafford e Ryan destacam que em períodos de distanciamento a liderança é responsável por “oferecer estrutura, orientação e regulação” aos comandados.

Entretanto, o artigo ressalta que, com base em estudos analisados, “o indicador mais importante em um ambiente de trabalho saudável não é uma estrutura externa sólida”, mas sim a motivação interna de cada membro de uma equipe.

Tomando esses dados como ponto de partida, os autores utilizaram a teoria da autodeterminação (SDT, na sigla em inglês) para identificar três formas de motivar equipes, todas ligadas a necessidades psicológicas dos funcionários. Ryan é um dos autores da SDT.

Fortalecendo o emocional

De acordo com a pesquisadora e o cientista, ao seguir o tripé de formas de motivar equipes proposto o líder estará desenvolvendo sentimentos vitais em seus comandados que os ajudarão a render melhor.

Cumprindo as etapas, o líder ajudará os funcionários “a se engajarem e se sentirem valorizados no trabalho (conexão), motivados pelo crescimento (competência) e fortalecidos e confiantes em suas habilidades (autonomia).

3 formas de motivar equipes

  1. Conexão
    Significa que os funcionários se sentem cuidados. Os autores indicam que o líder deve dedicar tempo para ouvir as pessoas. Validar as emoções dos funcionários, reconhecimento na medida do possível e fornecendo feedbacks sinceros e respeitosos são algumas das sugestões.
  2. Competência
    A competência se dá quando uma pessoa se sente eficaz e percebe seu próprio crescimento. Definir metas realistas ao funcionários, envolvê-los em decisões importantes e discussão em conjunto para definir metas pessoais são os caminhos definidos pelos autores para desenvolver esta forma.
  3. Autonomia
    Bons líderes estimulam que os funcionários percebam que são os autores de suas ações. O incentivo aos comandados para que eles liderem projetos, evitar uma linguagem hierárquica e controladora, além de ser transparente nos pedidos ajudam a estimular a autonomia.

A íntegra do artigo da Harvard Business Review está disponível gratuitamente para leitura.

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