3 formas de motivar equipes durante uma crise
Artigo elenca caminhos para que o líder motive pessoas em meio à pandemia e à adaptação ao trabalho remoto forçado
04/03/2021Em meio aos desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus, como a adaptação ao trabalho remoto, muitos líderes tiveram que encontrar diferentes formas de motivar suas equipes.
Para auxiliá-los neste processo em meio à um crise que se arrasta há mais de um ano, a Harvard Business Review Brasil publicou um artigo que elenca três formas de motivar equipes durante um momento difícil.
As sugestões citadas foram classificadas como “conexão”, “competência” e “autonomia”, as quais estão ligadas a aspectos emocionais dos funcionários, segundo a publicação.
Assinado pela pesquisadora Anne M. Brafford e pelo cientista Richard M. Ryan, o texto detalha as atitudes necessárias para que o líder desenvolva as formas de motivação de sua equipe.
Brafford é doutoranda em psicologia organizacional positiva pela Claremont Graduate University, nos Estados Unidos. Já Ryan é professor da Australian Catholic University, na Austrália, e cofundador e cientista-chefe da consultoria Immersyve.
Responsabilidade da liderança
Brafford e Ryan destacam que em períodos de distanciamento a liderança é responsável por “oferecer estrutura, orientação e regulação” aos comandados.
Entretanto, o artigo ressalta que, com base em estudos analisados, “o indicador mais importante em um ambiente de trabalho saudável não é uma estrutura externa sólida”, mas sim a motivação interna de cada membro de uma equipe.
Tomando esses dados como ponto de partida, os autores utilizaram a teoria da autodeterminação (SDT, na sigla em inglês) para identificar três formas de motivar equipes, todas ligadas a necessidades psicológicas dos funcionários. Ryan é um dos autores da SDT.
Fortalecendo o emocional
De acordo com a pesquisadora e o cientista, ao seguir o tripé de formas de motivar equipes proposto o líder estará desenvolvendo sentimentos vitais em seus comandados que os ajudarão a render melhor.
Cumprindo as etapas, o líder ajudará os funcionários “a se engajarem e se sentirem valorizados no trabalho (conexão), motivados pelo crescimento (competência) e fortalecidos e confiantes em suas habilidades (autonomia).
3 formas de motivar equipes
- Conexão
Significa que os funcionários se sentem cuidados. Os autores indicam que o líder deve dedicar tempo para ouvir as pessoas. Validar as emoções dos funcionários, reconhecimento na medida do possível e fornecendo feedbacks sinceros e respeitosos são algumas das sugestões. - Competência
A competência se dá quando uma pessoa se sente eficaz e percebe seu próprio crescimento. Definir metas realistas ao funcionários, envolvê-los em decisões importantes e discussão em conjunto para definir metas pessoais são os caminhos definidos pelos autores para desenvolver esta forma. - Autonomia
Bons líderes estimulam que os funcionários percebam que são os autores de suas ações. O incentivo aos comandados para que eles liderem projetos, evitar uma linguagem hierárquica e controladora, além de ser transparente nos pedidos ajudam a estimular a autonomia.
A íntegra do artigo da Harvard Business Review está disponível gratuitamente para leitura.