Fundo que valoriza mulheres na liderança supera o Ibovespa
Por meio do ETF ELAS11 o investidor pode ter seus investimentos alinhados aos seus valores, influenciando a busca da igualdade de gênero nas empresas
13/01/2023O único índice de ações do Brasil voltado para a diversidade de gênero na direção das empresas começa o ano com uma nova composição. O Índice Teva Mulheres na Liderança reúne ações de companhias com maior participação de mulheres em órgãos de direção. Ele é replicado pelo fundo (ETF) ELAS11, gerido pela Safra Asset, com resultados melhores que o Ibovespa desde o lançamento no dia 8 de março do ano passado (Dia Internacional da Mulher).
Desde o lançamento até o fechamento do ano, o ELAS11 acumulou ganho de 2,043%, contra uma queda de -1,66% do Ibovespa no mesmo período. No rebalanceamento de janeiro, seis companhias figuram na carteira do índice com melhores scores: Eletrobras (ELET3 e ELET6), Americanas (AMER3), Auren Energia (AURE3), Aliansce Sonae (ALSO3), Hidrovias do Brasil (HBSA3) e Positivo Tecnologia (POSI3). Confira abaixo a lista completa das empresas que formam o índice.
Saiba mais
- Invista em empresas de capital aberto com representatividade de mulheres
- Safra Trends: as melhores oportunidades para investir em 2023
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
O índice foi criado pela Teva Indices, empresa especializada na criação de índices para ETFs e ESG no mercado brasileiro. “Desde o lançamento, a performance do ELAS11 esteve à frente do Ibovespa na maior parte dos meses”, diz Tayná Campista, Institucional Sales Teva. Hoje o fundo tem 66 cotistas e soma R$ 79,5 milhões de patrimônio líquido.
O índice permite uma exposição ampla e diversificada à bolsa, pois abrange um número grande de companhias. Para entrar no índice, as empresas precisam ter participação de mulheres nas diretorias, nos conselhos de administração e fiscais e comitês de gestão, além de atenderem a critérios de liquidez e valor de mercado observados pelo índice.
O Score Teva Mulheres na Liderança atribui uma pontuação para cada uma das empresas negociadas na B3. São mais de seis anos de histórico, 150 mil cargos mapeados e cobertura mensal de 8 mil posições de comando nas empresas.
Ranking das empresas no Score Teva Mulheres na Liderança em janeiro de 2023
Índice aponta avanço no quesito diversidade no comando das empresas
Por meio do ELAS11 o investidor pode ter seus investimentos alinhados aos seus valores e princípios pessoais, influenciando a busca da igualdade de gênero na liderança das maiores empresas brasileiras.
A atenção dada ao tema de diversidade de gênero nos conselhos de administração nos últimos anos contribuiu para a diminuição da dominância masculina nos colegiados das empresas brasileiras, segundo a Teva.
O número de companhias com pelo menos uma mulher no conselho de administração cresceu 6,5 pontos percentuais nos últimos 12 meses, atingindo 67,8%. Uma evolução, considerando que em 2018 este número era de apenas 37%.
A melhora na diversidade de gênero nos conselhos de administração é recente: 34% das conselheiras estão em seu primeiro mandato, contra apenas 23% dos conselheiros. Mas o número de empresas sem nenhuma mulher em órgãos como diretorias, conselhos fiscais e comitês de auditoria, ainda ultrapassa 56%.
Desde o último rebalanceamento, em outubro de 2022, houve pouca movimentação nos colegiados de liderança das empresas, segundo a Teva. No agregado, as companhias listadas mantiveram o patamar de 15,5% de participação feminina nos conselhos, comitês e diretorias. O score 50 representa igualdade na quantidade de homens e mulheres em cargos de liderança.
Sobre a Teva Indices
A Teva Indices é uma empresa especializada na criação de índices para ETFs e ESG. Fundada em 2019, a Teva desenvolve metodologias e estratégias de investimento em diversos segmentos do mercado. A
Teva também é a primeira a medir de forma quantitativa e sistemática fatores ESG e indexar carteiras multi-ativos. Atualmente a Teva Indices calcula diariamente mais de 150 índices de ações, criptoativos, smart betas, títulos do governo, debêntures, fundos imobiliários, ESG, dentre outros.
Os índices desempenham um papel importante na democratização do mercado financeiro. Os ETFs (Exchange Traded Funds), ou simplesmente fundos de índices, são fundos de investimentos negociados em bolsa com estratégia passiva, ou seja, que replicam o desempenho de um índice de referência.