Garibaldo, de Vila Sésamo, vira alvo de negacionistas nos Estados Unidos
Pássaro que fez sucesso no Brasil no programa Vila Sésamo é alvo de polêmica nos Estados Unidos por divulgar vacina para crianças
09/11/2021O anúncio de um personagem fictício para promover a vacina contra a covid-19 nos Estados Unidos está prococando uma grande polêmica. o personagem de Big Bird, conhecido no Brasil como Garibaldo, o grande pássaro da série Vila Sésamo, apareceu um um anúncio informando que está vacinado.
Políticos republicanos como o senador Ted Cruz, do Texas, acusaram a ave antropomórfica amarela de tuitar “propaganda governamental”. Ele recebeu apoio de outros seguidores do ex-presidente Donald Trump, que passaram a ofender o pássaro, que foi chamado até de ‘comunista’.
A vacinação nos Estados Unidos enfrenta resistência de conservadores e o governo Joe Biden enfrenta dificuldades em elevar a proporção de 58,4% da população totalmente vacinada.
Garibaldo anuncia que tomou a vacina e recebe críticas
“Eu tomei a vacina contra a covid hoje! Minha asa está um pouco dolorida, mas dará ao meu corpo um impulso extra de proteção que mantém eu e outros saudáveis”, diz a mensagem do personagem em sua conta no Twitter.
O personagem existe há décadas, mas a idade do personagem na série está em torno de 6 anos. Ele tornou-se elegível para a vacina apenas no final de outubro, quando a Food and Drug Administration anunciou que havia autorizado a vacina Pfizer para crianças de 5 a 11 anos.
Robbie Starbuck, um republicano concorrendo ao Congresso no Tennessee, sugeriu a morte de Big Bird pelo vacina , dizendo 7 dias depois, o grande pássaro poderia sofrer um coágulo. A apresentadora Lisa Boothe da Fox News chamou a postagem de “lavagem cerebral”.
Muitas pessoas ficaram felizes em ver o tweet de Big Bird, agradecendo a série Vila Sésamo por discutir a importância das vacinas em uma linguagem acessível para as crianças.
As pessoas também compartilharam clipes de décadas atrás em que o boneco amarelo introduziu o conceito de vacinação para o público do show.
Vila Sésamo tem abordado o tema da covid-19 durante toda a pandemia, discutindo vacinas e ensinando as crianças sobre máscaras e se mantendo saudáveis.
Pouca pesquisa tem sido feita sobre o risco de contágio da covid-19 nas aves, mas os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dizem que “galinhas e patos não parecem se infectar ou espalhar a infecção com base nos resultados de estudos disponíveis até hoje.