Globo lucra R$ 3,7 bilhões no trimestre, melhor resultado em 4 anos
Globo Comunicação atribui expansão de 20% no lucro líquido ao crescimento da economia após a vacinação e à expansão da Globoplay no exterior
19/11/2021A Globo Comunicação e Participações S.A divulgou osresultados financeiros no 3º trimestre, com aumento de 19% na receita líquida em comparação com o mesmo período do ano passado, totalizando R$ 3,7 bilhões.
Segundo o comunicado da emprea, foi o melhor resultado da companhia para o trimestre nos últimos 4 anos.
Segundo a Globo, o avanço da vacinação no país, com a queda de casos de covid-19 e diminuição das medidas de restrição em algumas cidades, teve efeitos positivos sobre a economia, favorecendo os resultados.
Gradativamente, seguindo os protocolos de segurança e preservando a saúde dos colaboradores, a Globo retomou a programação regular, com novelas, esportes, programas ao vivo e realities shows, o que gerou recuperação de receitas de publicidade.
Isso refletiu em um aumento da receita líquida do 3T21 trimestre. Já os custos e despesas aumentaram 14%, com a normalização da programação e os investimentos em tecnologia, resultando em um EBITDA Ajustado de R$ 142 milhões e Margem
EBITDA Ajustada de 3,8%.
Os resultados foram impactados positivamente também pelo Globoplay, que segue apostando na extensão de seu portfólio e na experiência do assinante.
No trimestre, o serviço de streaming registrou um aumento de receita líquida de 70% em relação ao terceiro trimestre de 2020, com crescimento de 27% na base de assinantes em relação ao mesmo período do ano passado.
A perspectiva, segundo a empresa, é que o negócio continue em expansão. Em outubro, o Globoplay foi lançado em diversos países da Europa, como Alemanha, Espanha, França, Itália, Portugal, Reino Unido e Suíça, e também no Canadá, com uma estratégia voltada para brasileiros que vivem no exterior.
E, em novembro, foi anunciada uma parceria para oferta em bundle com o Discovery+. “O terceiro trimestre teve uma receita líquida recorde em relação aos últimos quatro anos.
“Isso reflete a solidez do nosso negócio e a relevância do nosso conteúdo – nossa principal linha de investimento ao lado da tecnologia. Ainda precisamos de cautela no curto prazo, mas tivemos resiliência em um cenário econômico desfavorável e seguiremos em nosso processo de transformação”, afirma Manuel Belmar, diretor-geral de Finanças da Globo.
Na soma dos 9M21, a receita líquida cresceu 18% (ou R$ 1,5 bilhão) em relação aos 9M20, totalizando R$ 10,1 bilhões. Custos e despesas foram 28% maiores no período em relação ao anterior, impactados pelo retorno de eventos esportivos ao vivo e pela amortização de direitos
esportivos.