close

Warner lança disco inédito de David Bowie

Com 20 anos de atraso, 'Toy' chega às lojas na versão original; em janeiro, a gravadora vai lançar box com o álbum incluído

“You’ve Got a Habit of Leaving (Radio Edit)”, retirada do álbum “Toy”, está disponível agora em versão digital | Divulgação

Um disco inédito do cantor David Bowie, que morreu em 2016, chega às lojas com 20 anos de atraso. Considerado perdido, “Toy” chega ao mercado no box “David Bowie 5. Brilliant Adventure (1992-2001)”, lançamento da Warner que antecipa as ações comemorativas de janeiro de 2022, quando o Camaleão do Rock completaria 75 anos.

“Toy” foi gravado em estúdio e finalizado pelo compositor e sua banda logo depois da apresentação histórica em Glastonbury, no Reino Unido, em 2000.

Bowie queria um lançamento surpresa em 2001, mas a estratégia ainda era uma novidade no mercado e a Virgin, sua gravadora da época, não bancou. O astro então preferiu engavetar o álbum.

O single reúne releituras de criações gravadas originalmente entre 1964 e 1971, como “You’ve Got A Habit Of Leaving” (ouça no vídeo acima), balada de sofrência pop do início da carreira de Bowie.

Warner tem hoje quase todo o catálogo de David Bowie

A maior parte do catálogo de Bowie foi adquirida pela Warner em 2013, quando a gravadora comprou a Parlophone. Para a véspera do aniversário, em 8 de janeiro, a empresa programou o lançamento de em versões de três CDs e seis vinis, que incluem o single.

Co-produtor do músico, Mark Plati diz que o álbum recuperado é “um momento no tempo capturado em um âmbar de alegria, fogo e energia. É o som de pessoas felizes em estarem tocando música”

Ele conta que o cantor revisitou e reexaminou seus trabalhos de décadas anteriores pelo prisma da experiência, buscando novas perspectivas.

Amigo de Bowie, o produtor lembra no anúncio do lançamento de “Toy” que o trabalho era particularmente especial para o músico e sua banda na época, formada pelo próprio Plati, Sterling Campbell, Gail Ann Dorsey, Earl Slick, Mike Garson, Holly Palmer e Emm Gryner, mesma banda do show de Glastonbury.

“Ele chamava ‘Toy’ de ‘o nosso álbum'”, lembra. “Estou feliz de finalmente poder dizer que agora o álbum pertence a todos nós.”

David Bowie morreu no dia 10 de janeiro de 2016, aos 69 anos. Ele lutava contra um câncer havia 18 meses.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra