close

Hermes Pardini tem recomendação revista para neutra

Banco Safra redefine visão estratégica para ações do Instituo Hermes Pardini, uma das maiores empresas de medicina diagnóstica do país

Laboratório médico

Hermes Pardini deve mostrar números sólidos no 3º trimestre, com receita líquida crescente, embora com alguma deterioração pela queda dos casos de covid | Foto: Getty Images

O Banco Safra reviu as ações do Instituto Hermes Pardini (PARD3) para neutro, pela combinação menos atrativa entre potencial de crescimento, fundamentos e posicionamento estratégico do modelo de negócio.

O Hermes Pardini (PARD3) poderia se beneficiar de um cenário de fusão ou aquisição, mas isso, segundo o Safra, é muito incerto para ser levado em consideração. O novo preço-alvo para o para Hermes Pardini (PARD3) em 2022 definidos pelo Safra é R$ 26, contra R$ 33 anteriormente.

No 3º trimestre, o Hermes Pardini (PARD3) deve mostrar números sólidos, com receita líquida crescente em relação ao ano anterior, embora com alguma deterioração sequencial, uma vez que os testes da Covid devem perder relevância, segundo a análise do Safra.

O posicionamento estratégico de longo prazo parece crucial, na visão do Safra: “É claro que o segmento de diagnósticos é fundamental para a saúde, principalmente porque as empresas estão cada vez mais focadas em um atendimento mais integrado, preditivo e coordenado, quando ter um diagnóstico preciso e oportuno é fundamental”.

O banco reforça que o diagnóstico sozinho tem barreiras de entrada mais baixas e mantém menos fidelidade do paciente e do médico do que unidades de cuidados de alta complexidade, como hospitais.

Por isso, o banco diz ser de grande importância que as companhias se posicionem nesse sentido, de forma a oferecer serviços de maior valor agregado aos pacientes, médicos, operadoras de saúde e demais stakeholders.

Entre os laboratórios diagnósticos autônomos listados, o Fleury (FLRY3) é o que está melhor em razão do desenvolvimento de sua plataforma de saúde, com atenção primária e secundária por telemedicina e clínicas, além de seu core business de diagnósticos, avalia o Safra.

O setor de diagnósticos brasileiro ainda é altamente fragmentado, com os principais players (unidade de diagnósticos da Dasa, Fleury, Hermes Pardini e Alliar, não incluindo hospitais como Rede D’Or e Mater Dei, que também têm diagnósticos dentro de seus principais negócios hospitalares) detendo uma participação de mercado combinada de 34% em termos de receita e 8% das unidades.

Com o aumento do interesse no setor, conforme demonstrado pela recente oferta da Rede D’Or pela Alliar, o Safra acredita que a probabilidade de uma maior consolidação é alta.

Embora seja difícil prever quais negócios podem acontecer no futuro, parece haver mais potencial para cima do que para baixo em termos de geração de valor por meio de atividades de fusão ou aquisição.

Pontos positivos

  • Consolidação do segmento de laboratório para laboratório;
  • O Projeto Empresarialé um componente vital da tese de investimento da Pardini e deve representar uma importante vantagem competitiva

Riscos

  • Uma quarentena prolongada devido ao Covid-19, que poderia levar a perdas significativas de curto prazo e levar a economia a levar potencialmente muito tempo para se recuperar;
  • Deterioração do ambiente competitivo do segmento de laboratório para laboratório;
  • Melhorias na margem podem levar mais tempo do que o esperado para se materializar

Sobre a Hermes Pardini

Com mais de 60 anos de história, o Hermes Pardini é uma das maiores empresas de Medicina Diagnóstica do país, além de ser considerado uma referência nacional por conta da qualidade dos serviços prestados, qualificação do corpo técnico e resultados obtidos no campo de pesquisa e desenvolvimento.

A companhia possui dois canais de coleta complementares:

Unidades (PSC): oferece diretamente aos clientes finais uma variedade completa de produtos e serviços, incluindo coleta de amostras para exames de análises clínicas e outros serviços.

Apoio (Lab-to-Lab): realiza exames de análises clínicas especializados para outras empresas do setor de saúde, como laboratórios, clínicas e hospitais em todo o Brasil.

Ocupa a posição de liderança nacional, atendendo mais de 6 mil laboratórios localizados em mais de 1.900 municípios, por meio de uma malha logística proprietária extremamente eficiente. Oferece atualmente mais de 8 mil tipos de exames e realiza cerca de 100 milhões de exames por ano.

Para suportar o volume da operação, desenvolve o Núcleo Técnico Operacional, que é uma das maiores plantas especializadas em análises clínicas do mundo, de acordo com fornecedores do grupo.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra