Inflação sobe 0,31% em abril e chega a 2,37% ao ano
IPCA, índice calculado pelo IBGE, havia registrado avanço de 0,93% em março. Divulgação acontece em paralelo à Ata do Copom
11/05/2021A inflação de abril medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou com alta de 0,31%. Em março, o indicador registrou avanço de 0,93%.
O dado foi divulgado na manhã desta terça-feira, 11, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Com o resultado mensal, a taxa acumulada pela inflação no ano ficou em 2,37%.
Em 12 meses, o resultado do IPCA foi de 6,76%. Este é o maior patamar desde novembro de 2016, quando o acumulado de 12 meses estava em 6,99%.
O IPCA está acima do teto da meta do Banco Central para este ano, que é de 5,25%.
Inflação e juros
A divulgação da inflação de abril ocorre no mesmo dia em que o Banco Central divulga a Ata do Copom (Comitê de Política Monetária), com observações sobre a inflação.
Na semana passada, a autoridade monetária elevou pela segunda vez consecutiva a Selic (a taxa básica de juros) em 0,75 ponto porcentual, para 3,5% ao ano.
Na ata, o BC menciona a possibilidade de ‘reflação’ (movimento de alta de preços aliado a uma recuperação da economia).
No entanto, o BC afirmou que o cenário básico para a inflação permanece como fator de risco, tanto para uma tendência inflacionária quanto para desinflacionária, uma vez que a recuperação da economia pode ser mais lenta do que o previsto e estímulos podem piorar a trajetória fiscal do País. (Com AE)