close

Inteligência artificial: como a tecnologia revoluciona o mundo dos investimentos

Com sistemas de inteligência artificial, os assessores de investimento vão poder atender melhor, com carteiras personalizadas de acordo com o perfil de cada investidor

Inteligência artificial

Yesica Aveldaño, gerente de automação da consultoria global MJV no programa ‘Papo de Especialista’ | Foto: reprodução

Como a inteligência artificial pode ajudar as pessoas na tomada de decisões no mercado financeiro? A evolução desses sistemas pode levar à substituição dos profissionais que trabalham como assessores de investimento? Estas foram algumas das questões analisadas pela especialista Yesica Aveldaño, gerente de automação da consultoria global MJV no programa ‘Papo de Especialista‘, no canal do Banco Safra no Youtube.

Com experiência de dez anos no setor, Yesica destaca que o ser humano tem capacidade para pensar e tomar decisões, enquanto a tecnologia substitui trabalhos repetitivos. Nesse processo de evolução tecnológica, muitas atividades profissionais deixam de existir, mas ao mesmo tempo surgem novas profissões. “No mercado financeiro, os clientes vão preferir sempre falar com pessoas, e não com robôs, mas com os sistemas de inteligência artificial os assessores de investimento vão poder atender melhor, com carteiras mais personalizadas de acordo com o perfil de cada investidor”, comenta ela. “Sempre será necessário um ser humano para fazer a curadoria e tomar decisões, levando em conta os sentimentos”.

Ela explica que a inteligência, artificial ou não, é formada por uma base de conhecimentos. “A inteligência artificial é uma tentativa de imitação do conhecimento humano. Ela não é nova, estamos no terceiro ou quarto boom dessa tecnologia surgida nos anos 50”.

Essa tecnologia permite que as máquinas tomem decisões com base nas probabilidades, ou seja, no conhecimento armazenado. No mercado financeiro, assim como em todos os demais setores onde existem necessidade, existem aplicabilidades. Uma solução recorrente nas instituições financeiras é a análise de crédito e prevenção a fraudes.

Vantagens e riscos da tecnologia de inteligência artificial no mundo dos investimentos

Os robôs de inteligência artificial fazem análises de grandes quantidades de dados para saber quem tem maior probabilidade de pagar ou não seus compromissos financeiros. Também são usados para análises de ações. O uso da biometria facial também é um exemplo prático da utilização da IA em sistemas de segurança. Os chat bots (robôs de atendimento virtual) são exemplos de aplicações práticas que estão ajudando as empresas a reduzir custos e melhorar o atendimento aos clientes.

Saiba mais

Sobre riscos representados pela má utilização da tecnologia, a especialista cita uma imagem falsa de um atentado ao Pentágono, criada por inteligência artificial e divulgada em maio deste ano. A imagem causou impacto e abalou o mercado financeiro por algumas horas. “É um exemplo de fake news que mostra como a tecnologia pode ser usada também para cometer fraudes e enganar pessoas, e as autoridades do mundo inteiro estão tomando providências contra isso”, comenta Yesica .

“A inteligência artificial veio para ficar e precisamos estudar como a tecnologia pode nos ajudar nas mais diversas funções. As pessoas vão ter mais oportunidade de crescimento e de aprendizado como esse tipo de ferramenta, assim como aconteceu com a popularização dos telefones celulares”, comenta a consultora.

“Podemos ter uma grande evolução, por exemplo, na educação financeira, onde o Brasil ainda é muito atrasado. Hoje todo mundo tem celular, e podemos expandir os conhecimentos que ajudem as pessoas a evitarem o endividamento”.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra