Carteiras recomendadas: como funcionam e por que vale a pena investir
A atualização mensal automática das carteiras, a cargo dos especialistas, garante comodidade ao investidor, que precisa fazer apenas a aplicação inicial
25/07/2023Uma forma de investir com segurança no mercado de ações é optar pelas Carteiras Recomendadas. Elas são indicadas por instituições financeiras com base em análises técnicas e fundamentalistas. Essas sugestões de investimento representam uma boa opção tanto para investidores iniciantes quanto para os mais avançados, conforme o perfil e objetivos.
Algumas carteiras recomendadas usam o sistema de execução automática, onde os especialistas da instituição fazem o rebalanceamento ou troca de ativos da carteira periodicamente – sem a necessidade de qualquer ação do investidor. Isso representa uma comodidade para o investidor, que não precisa se preocupar em fazer as modificações.
Saiba mais
- Carteira sugerida de ações com alto potencial de valorização rende 26,3% desde janeiro
- Safra Faraday Ações reúne cotas dos melhores fundos de investimento do mercado
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
Entenda como investir nas carteiras recomendadas e conheça as vantagens da modalidade.
O que é uma Carteira Recomendada?
Uma carteira recomendada reúne as sugestões de investimentos em uma ou mais classes de ativos pensadas pelos especialistas de cada instituição financeira em um só produto. O objetivo e a seleção de ativos de cada carteira variam de estratégia para estratégia.
Podem ser, por exemplo, um conjunto de ações, fundos imobiliários ou BDRs. Geralmente, busca retornos acima de algum índice de referência, como o Ibovespa ou dividendos para quem procura mais estabilidade e previsibilidade.
As carteiras podem ter apenas sugestões de ativos, com a ação de rebalanceamento feita pelo próprio cliente, ou ter execução automática, caso em que as mudanças nas posições são feitas mensalmente pela própria corretora de acordo com as recomendações.
Quais são os tipos de Carteiras Recomendadas?
As carteiras recomendadas oferecidas pelas instituições financeiras usam uma única classe de ativos ou mesclam entre ações, BDRs (Brazilian Depositary Receipts), ações com foco em dividendos ou FIIs (Fundos de Investimento Imobiliário). O Safra, por exemplo, divulga mensalmente carteiras de ações ESG, com base em critérios de sustentabilidade ambiental, social e de governança no mercado.
Os ativos são escolhidos com base em estratégias diferentes e, também, de acordo com o perfil de cada instituição financeira.
Como funciona a Carteira Recomendada Safra Top 10 Ações?
A Carteira Recomendada Safra Top 10 Ações é uma carteira de execução automática, ou seja, você só investe uma vez e o rebalanceamento mensal fica por conta dos especialistas da Safra Corretora, a mais assertiva do país em 2022, segundo o ranking da Carteira Valor (Valor Econômico).
A estratégia da Safra Top 10 Ações é superar o índice Ibovespa em ganhos. É um produto que traz praticidade e visão de longo prazo para quem quer investir em renda variável.
Quer investir? Clique para abrir sua conta Safra.
Quais são os custos?
Para investir em uma Carteira Recomendada, assim como em outros produtos de investimentos, é importante estar atento aos custos operacionais.
No caso das Carteiras, os custos variam de instituição para instituição. No Safra, não há cobrança administrativa adicional, além dos custos das operações que envolvem ações – ao comprar e vender ações, uma taxa de corretagem e um valor fixo por transação são cobrados.
Além disso, o Safra também oferece taxa zero de custódia da B3. Confira todos os valores neste link.
Como recolher o Imposto de Renda?
Em operações na Bolsa de Valores, a taxação do Imposto de Renda é de 15% sobre o ganho. Há uma exceção em casos de vendas abaixo de R$ 20 mil mensais, em que existe a isenção.
A declaração de investimentos em ações no Imposto de Renda é de responsabilidade do cliente. Quando preencher a sua declaração, é importante conferir as orientações da Receita Federal para cada classe de ativo.
Quer investir com um banco com 180 anos de experiência no mercado financeiro?