close

Joseph Safra, legado de determinação e benemerência

Fundador do Grupo JSafra, Joseph sempre transmitiu aos filhos e netos os seus valores

Joseph Safra

O principal acionista do Banco Safra morreu aos 82 anos, de causas naturais, em 10 de dezembro de 2020 / Foto: AE

Joseph Safra era um homem à frente de seu tempo. Afável e perspicaz, dedicou a vida à família, aos amigos, aos negócios e às causas sociais. Foi um grande banqueiro, um verdadeiro empreendedor e construiu o Grupo JSafra no mundo. Seu sucesso veio por meio de sua determinação, capacidade de trabalho, seriedade e visão de negócios.

Seu José, como era conhecido por amigos mais próximos e colaboradores, era um grande líder, muito respeitado dentro e fora da organização. Nasceu em 1938, em Beirute, no Líbano, e tornou-se mundialmente conhecido pelo sucesso que alcançou nos negócios e como uma referência na filantropia.

Joseph Safra era casado com Vicky Sarfati Safra e deixou quatro filhos, Jacob, Alberto, Esther e David, e 14 netos. Como empresário, sua personalidade foi marcada por ser um banqueiro sério, discreto e confiável. Como cidadão, ficaram as lembranças de marido, pai e avô atencioso, carinhoso e todo o tempo preocupado com todos.

Determinado e avesso a riscos, seguiu a tradição de quase dois séculos da família à frente do Grupo JSafra. Ao longo da vida, deixou inúmeros bons exemplos de atitudes que fizeram a diferença na vida de muitas pessoas. Preocupado e atento às questões sociais e aos problemas do país, sempre contribuiu para a busca de soluções.

Sua vida foi marcada por exemplos de ética e trabalho que jamais serão esquecidos e fez questão de transferir para filhos e netos valores como trabalho, ética nos negócios e filantropia.

Viveu uma vida exemplar, simples e reservada, sem ostentação, longe da exposição da mídia. Repetia sempre ter muito orgulho da cidadania brasileira e de torcer pelo Corinthians. E gostava de brincar e fazer piada com os amigos quando o seu time ganhava.

Era um amante das artes e um grande filantropo, sempre disposto e empenhado em manter a tradição de devoção a causas dignas, uma marca distintiva dele. Ajudava as pessoas que mais precisavam e apoiava inúmeras causas sociais, religiosas e culturais, a maioria das vezes de forma anônima.

Sempre muito religioso, se dedicou ao judaísmo com abnegação, tendo construído e restaurado muitas sinagogas e memoriais, bem como igrejas e templos de outras fés. Contribuiu para a construção e reforma de hospitais, creches e museus. Tinha uma enorme responsabilidade para com a sociedade e sabia liderar com coragem, sabedoria e determinação.

Nascido numa família judaica sefardita, Joseph Safra na adolescência trabalhava com o pai como mensageiro do banco da família. Concluiu o segundo grau na Inglaterra. Depois, seguiu para os Estados Unidos para trabalhar no Bank of America e, em 1962, após passar pela Argentina, juntou-se ao pai e irmãos no Brasil para tocar a recém-fundada instituição financeira Safra S.A. Crédito, Financiamento e Investimentos.

O novo banco foi criado com base num slogan, cunhado por seu pai, Jacob Safra, e que até hoje acompanha a instituição: “Se escolher navegar os mares do sistema bancário, construa seu banco como construiria seu barco: sólido para enfrentar, com segurança, qualquer tempestade”.

O êxodo de imigrantes, que partiram do Oriente Médio e da Europa em busca de refúgios seguros na América do Sul, trouxe ao Brasil a família Safra. A casa bancária dos anos 1960, início da industrialização do país, sob o comando de Joseph Safra, tornou-se o 4º maior banco privado do Brasil, com atuação nos segmentos Pessoa Física e Pessoa Jurídica, e patrimônio líquido superior a R$ 12 bilhões.

O Banco Safra faz parte da história de uma família que atua no segmento financeiro há quase 180 anos e que está presente em 26 países. Ao redor do mundo, os valores agregados sob gestão chegam a R$ 1 trilhão. Em todas as localidades onde atua, a marca Safra está associada a valores e estratégias de Joseph Safra, que ao longo de todos esses anos transferiu aos filhos e executivos sua visão dos negócios.

Joseph Safra deixou um enorme legado de generosidade e filantropia.  Semeou profundas raízes de altruísmo, comprometimento e excelência e será sempre lembrado com reverência e saudade.

Nota de falecimento

O Banco Safra comunicou no dia 10 de dezembro de 2020, o falecimento de Joseph Safra, aos 82 anos, de causas naturais.

A íntegra do comunicado informa:

“É com imenso pesar que comunicamos o falecimento, nesta data, do Sr. Joseph Safra, aos 82 anos, de causas naturais.

Seu José, como era chamado pelos mais próximos, nasceu em 1938 no Líbano e imigrou para o Brasil na década de 60, para dar continuidade aos negócios de seu pai, construindo os sólidos alicerces do Grupo Safra, mais conhecido no Brasil como Banco Safra.

Em 1969, casou-se com Vicky Sarfaty, com quem teve 4 filhos e 14 netos. Sempre foi um marido e pai muito carinhoso e sempre se preocupava com todos. Adorava brincar com os netos, sempre contando histórias de seus antepassados, transmitindo valores, tradição e cultura.

Homem afável e perspicaz, dedicou sua vida à família, aos amigos, aos negócios e causas sociais. Foi um grande banqueiro, um verdadeiro empreendedor que construiu o Grupo Safra no mundo, obtendo sucesso por sua seriedade e visão de negócios. Foi um grande líder e muito respeitado dentro e fora da organização.

Viveu uma vida exemplar, simples e reservada, sem ostentação, longe da exposição geral. Sempre dizia ter muito orgulho da cidadania brasileira e de torcer pelo Corinthians.

Ao longo da vida foi um amante das artes e um grande filantropo, sempre empenhado em manter a tradição de devoção a causas dignas, uma marca distintiva dele. Ajudou muitas pessoas e apoiou inúmeras causas sociais, religiosas e culturais, tais como a construção e reforma de hospitais, creches, museus e templos religiosos de todas as fés. Tinha uma enorme responsabilidade para com a sociedade. Liderou com coragem, sabedoria e determinação. Semeou profundas raízes de altruísmo, comprometimento e excelência.

Seu José deixa um legado a ser seguido por muitas gerações.
À família e aos amigos, Seu José deixa seus ensinamentos e grande saudade”.

Conheça a história do Banco Safra.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra